Clima

Furacão Ian custará bilhões à economia, segundo analistas

Ao atingir a Florida,o furacão Ian causou a destruíção de casas e danificação de empresas e estabelecimentos agrícolas

Furacão Ian pode custar às seguradoras até 47 bilhões de dólares e afetará o crescimento dos Estados UnidosFuracão Ian pode custar às seguradoras até 47 bilhões de dólares e afetará o crescimento dos Estados Unidos - Foto: Giorgio Viera / AFP

Casas destruídas por ventos e inundações, infraestruturas danificadas, empresas e estabelecimentos agrícolas paralisados: o furacão Ian pode custar às seguradoras até 47 bilhões de dólares e afetará o crescimento dos Estados Unidos, segundo as primeiras estimativas.

Segundo a consultora especializada CoreLogic, os prejuízos provocados pelos ventos a propriedades residenciais e comerciais alcançarão entre 22 e 32 bilhões de dólares para as seguradoras, enquanto as perdas por inundações poderão alcançar entre 6 e 15 bilhões.

É a tempestade mais cara a atingir a Flórida desde que o furacão Andrew atingiu a costa em 1992. Um número recorde de casas e propriedades foram perdidas pelas características intensas e destrutivas do furacão Ian, disse a CoreLogic em comunicado divulgado quinta-feira. 

A agência de classificação Fitch, por sua vez, avalia as perdas seguradas na faixa de 25 a 40 bilhões de dólares na Flórida, valor que pode aumentar dependendo do impacto de Ian nos estados mais ao norte. 

Muitas seguradoras abandonaram sua cobertura na Flórida, um movimento que levou à falência de várias pequenas empresas do setor, lembrou a Fitch em nota emitida na quinta-feira. 

O furacão Ian intensificará esse movimento, estima a agência, em um estado frequentemente atingido por desastres naturais. 

Essas primeiras estimativas não levam em consideração as propriedades que não possuem seguro contra enchentes.

Segundo dados da consultoria Milliman enviados à AFP nesta sexta-feira (30), apenas 18,5% das casas nos condados sob ordem de evacuação têm seguro com o órgão público responsável por fornecer essa cobertura.

Com os cortes de energia, cancelamentos de voos e danos à produção agrícola, Ian também interromperá significativamente a atividade econômica no estado por pelo menos 10 dias.

O impacto no PIB dos EUA deve ser de 0,3 ponto percentual, estimou Gregory Daco, economista da EY-Parthenon.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter