Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

G20: carência de serviços básicos amplia dificuldade para País alcançar desenvolvimento

Mauro Vieira, coordenador do G20, participa de reunião no Rio focada no acesso à água e saneamento

Mauro Vieira no encontro com chanceleres do G20, no RioMauro Vieira no encontro com chanceleres do G20, no Rio - Foto: Mauro Pimentel/AFP

O ministro das Relações Exteriores e coordenador do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20, Mauro Vieira, disse nesta segunda-feira, 22, que a carência de serviços básicos amplifica pobreza e dificuldades existentes para o Brasil alcançar o desenvolvimento.

O ministro participa de encontro ministerial do Grupo de Trabalho nesta segunda-feira, no Rio. A reunião é focada no acesso à água e saneamento.

O grupo, que é parte da Trilha de Finanças do G20, abrange também a redução da fome, pobreza, desigualdade e mudanças climáticas.

O chanceler destacou ainda que a presidência do Brasil no G20 tem três prioridades: combate à fome, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global.

Também frisou que água potável e saneamento básico são cruciais não apenas para o progresso econômico e social e, também, para garantia dos Direitos Humanos, incluindo direito à saúde e a um meio ambiente limpo, saudável e sustentável.

"A falta de saneamento adequado resulta na proliferação de doenças previsíveis como a diarreia e a cólera, que são responsáveis pelo elevado número de internações hospitalares e mortes."

Vieira comentou ainda que o Brasil lançou, voluntariamente, o 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é a igualdade racial na sociedade brasileira.

O encontro continua na terça e, na quarta-feira, haverá o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também participam da reunião o ministro das Cidades, Jader Filho, e a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
 

Veja também

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora
Tensões comerciais

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic
empresas

Amazon investe mais US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic

Newsletter