Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Gasolina Sintética: conheça a nova aposta da Porsche para zerar a emissão de CO2 no planeta

Completamente neutra em carbono, ela tem as mesmas propriedades do combustível fóssil, mas é adquirida através da eletrólise

Porsche 911 eFuel acelerando em uma estrada europeia Porsche 911 eFuel acelerando em uma estrada europeia  - Foto: Reprodução / Youtube

A busca pela neutralidade climática até o ano de 2050 fez com que os países da União Europeia (UE) entrassem num acordo de emissão zero de automóveis a partir de 2035.

A princípio, a ideia seria a produção e comercialização exclusiva de veículos elétricos no continente. É neste cenário que a Porsche aposta em uma nova tecnologia para manutenção dos motores a combustão.

A gasolina sintética — também conhecida como eFuel — é um combustível feito a partir de água e dióxido de carbono.

O processo de fabricação utiliza energia solar e eólica e promove uma operação quase neutra na emissão de CO2 dos motores a gasolina, que não precisam de adaptação. Em parceria com a Siemens Energy, HIF Global e outras empresas, a Porsche está desenvolvendo a nova tecnologia em solo latino americano.

A produção está localizada na usina Haru Oni, localizada em Punta Arenas, no Chile, e foi inaugurada em 2022. Segundo os montadores, a região é ideal para a produção do eFuel, por conta dos ventos fortes que duram quase o ano todo, permitindo assim, o bom funcionamento da usina.

A Porsche já investiu R$ 386 milhões na parceria, valor que garante 12,5% de participação na usina, que também possui unidades nos Estados Unidos e na Austrália. Além disso, também aponta uma preocupação da marca em apresentar soluções sustentáveis para o futuro próximo das suas linhas de produção em todo o mundo.

 

Em anúncio oficial feito pela Porsche, a marca afirma que num primeiro momento o combustível é restrito ao Chile, mas a ideia é que o eFuel seja comercializado em até dois anos. O preço do litro ainda não foi divulgado, mas acredita-se que seja similar ao praticado com a gasolina premium, já utilizada no Brasil para abastecer carros de alto padrão, como o 911.

Aliás, este modelo com motor 3.0 boxer biturbo de seis cilindros e 385 cavalos de potência já foi testado no estado de São Paulo com o eFuel e demonstrou resultados satisfatórios ao fabricante. Em um trajeto de cerca de 50 km, variando entre trânsito intenso e pesado, o veículo apresentou um consumo médio de 10 km por litro.

Segundo a marca, o objetivo é produzir 550 milhões de litros de eFuel anualmente, a partir de 2027. Segundo a Porsche, com cerca de 1,3 bilhões de carros a combustão no mundo, este produto possui grande potencial de mercado. Fora isso, os alemães também afirmam que seu custo de produção é inferior ao do combustível fóssil, portanto, é lucrativo para o meio ambiente e para o mercado.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter