GDPNow aponta aumento de estimativa para PIB dos EUA no 1º trimestre, diz Fed de Atlanta
Ajuste sugere uma recuperação parcial em um dos componentes-chave do PIB
O Federal Reserve de Atlanta informou que as estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2025 pelo modelo GDPNow subiram de -2,1% na segunda-feira, 17, para -1,8% nesta terça-feira, 18, na taxa anualizada e ajustada sazonalmente.
O relatório destaca que "o nowcast para o crescimento do investimento privado doméstico real no primeiro trimestre aumentou de 7,2% para 9,1%", após a divulgação de dados recentes
Leia também
• Fitch corta projeção para alta do PIB global em 2025 para 2,3%, em função da guerra comercial
• Trump confirma Bowman como nova vice-presidente de Supervisão do Fed
• OCDE reduz previsão do PIB do Brasil em 2025 de 2,3% para 2,1% com alta de juro e tarifas
Esse ajuste sugere uma recuperação parcial em um dos componentes-chave do PIB, embora o cenário geral ainda indique retração.
No entanto, o Fed de Atlanta observou que, devido ao período de silêncio do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), a atualização do modelo que ajusta a previsão do GDPNow para o comércio exterior de ouro não foi considerada na análise de desta terça-feira.
"Essa versão ajustada do modelo será atualizada novamente após nossa primeira atualização programada pós-blackout, em 26 de março", informou o comunicado.