Logo Folha de Pernambuco

EMPREGO

Geração de emprego no 4º tri foi pulverizada, com destaque para comércio, diz IBGE

Setor alcançou 19,1 milhões de empregados no quarto trimestre após alta de 1% em comparação com o trimestre anterior

ComércioComércio - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Brasil teve um saldo positivo de 1,146 milhão de postos de trabalho no trimestre até dezembro, mostrou nesta quarta-feira, 31, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A geração de emprego no período, disse a coordenadora de Trabalho e Rendimento do instituto, Adriana Beringuy, foi pulverizada entre as várias atividades da economia, mas puxada, principalmente, pela indústria, construção, comércio e transporte.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE divulgados hoje, a maior variação positiva no número de trabalhadores no trimestre, 4,3%, veio do setor de Transportes, Armazenagem e Correio, que empregava 5,7 milhões de pessoas.

O setor com o maior número de funcionários segue sendo o Comércio, que alcançou 19,1 milhões de empregados no quarto trimestre após alta de 1% em comparação com o trimestre anterior, encerrado em setembro. Nominalmente, foi o setor que gerou mais vagas nos últimos três meses do ano: 322 mil novos empregos.

Em seguida, a indústria chegou a 12,95 milhões de empregados no período, após alta de 2,5% ante o trimestre anterior.

Importante gerador de emprego no ano, o setor de Construção Civil alcançou 7,43 milhões de empregados no trimestre até dezembro, alta de 2,7% ante o trimestre anterior e equivalente a 198 mil novas vagas.

Agricultura, pecuária, pesca e aquicultura foi o único setor que apresentou recuo significativo no número de empregados, que caiu 403 mil, para 7,98 milhões nos últimos três meses de 2023 (-4,8%).


 

Veja também

Newsletter