Logo Folha de Pernambuco

Mídia russa

Gigante de tecnologia russa Yandex vende plataformas de comunicação e entretenimento

A medida pode reforçar o controle da informação por Moscou em plena ofensiva na Ucrânia

Yandex, conhecida como "Google da Rússia"Yandex, conhecida como "Google da Rússia" - Foto: Montagem / Reprodução

A gigante de tecnologia Yandex, também conhecida como "Google da Rússia", anunciou nesta terça-feira(23) que venderá sua plataforma de notícias e redes sociais a seu concorrente e proprietário da maior rede social russa, VK, uma medida que pode reforçar o controle da informação por Moscou em plena ofensiva na Ucrânia.

"Chegamos a um acordo vinculante com a VK, (...) para vender a plataforma de notícias da Yandex e o serviço de entretenimento Zen", disse a companhia em nota. 

Também será vendida sua página principal Yandex.ru, sua ferramenta de busca, e-mail e outros serviços no multimídia ao novo domínio: ya.ru. O VK, proprietário da VKontakte, conhecido como "Facebook russo", confirmou a aquisição em nota.

Como parte da transação, que será concluída em 2023, o VK deve ceder à Yandex todas suas ações do serviço de entrega de comida Delivery Club.

Este acordo reforçou consideravelmente o peso do VK no panorama da mídia russa. Este grupo é dirigido por Vladimir Kirienko, filho de Serguei Kirienko, membro do governo federal e colaborador próximo a Vladimir Putin. 

Proprietário do primeiro portal de buscas em russo, o grupo Yandex também está presente no setor de táxis e entrega de comida a domicílio. A companhia está registrada na Holanda e dispõe de filiais europeias, britânicas e americanas.

A Yandex decidiu pela venda em um momento de crescentes críticas ao grupo por seu suposto papel na censura e propaganda da intervenção militar da Rússia na Ucrânia

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter