Logo Folha de Pernambuco

Economia

Gilberto Freyre: o respeito pela cultura local e as relações internacionais

Lanço aqui um desafio de, em um futuro próximo, aproximarmos a Tropicologia com as Relações Internacionais e da Diplomacia Econômica

Rainier Michael, Cônsul da EslovêniaRainier Michael, Cônsul da Eslovênia - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O pluralismo cultural do Brasil, um país de território extenso, diferentes regiões topográficas, climáticas, economias sociais e culturais, é um tema que merece reflexão e estudo para aquele que pretende enveredar no complexo mundo dos negócios internacionais. A exata compreensão dos costumes e seus desdobramentos, em nossa sociedade, como vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições tem impacto direto no sucesso ou fracasso.

Referência, que deveria ser obrigatória, mas, ao meu ver, muito pouco estudada e debatida dentro dos cursos de Relações Internacionais, é a obra do grande sociólogo pernambucano Gilberto Freyre.

“O Brasil é a mais avançada democracia racial do mundo”.  - Gilberto Freyre

O conteúdo macrossociológico da obra dos anos trinta de Gilberto Freyre é uma fonte inesgotável de reflexões e argumentação fundamental para conhecermos o nosso passado, presente e futuro.

Gilberto Freyre, sociólogo

Gilberto Freyre, sociólogo - Crédito: Divulgação

Muito além da miscigenação e a história da vida privada, creio que o ponto principal desta argumentação seria reconstruir o embate entre valores ocidentais da Europa já burguesa, que tomam o país de assalto a partir de 1808, em contrapartida dos valores tradicionais que Freyre chama de orientais para se referir ao conjunto de valores africanos, portugueses e rurais da vida colonial brasileira e seus reflexos no posicionamento do país frente as Relações Internacionais e, finalmente, no Comércio Exterior Brasileiro.

As brilhantes intuições de sua juventude são concluídas na sua maturidade acerca da especificidade e singularidade da formação social brasileira, sendo de início a forma do questionar-se acerca das peculiaridades e transformações de uma cultura europeia nos trópicos, para depois transforma-se em Tropicologia.

A Tropicologia, ciência específica a qual, já referendada pelos sábios da Sorbonne (Freyre, 1969, p. 20), dedica-se ao estudo do homem nas condições tropicais. Lanço aqui um desafio de, em um futuro próximo, aproximarmos a Tropicologia com as Relações Internacionais e da Diplomacia Econômica.

“Sem um fim social o saber será a maior das futilidades” - Gilberto Freyre

*Empresário há 35 anos e Presidente do Iperid (primeiro Think Tank do Nordeste) – Instituto de Pesquisa Estratégica em Relações Internacionais e Diplomacia, Rainier Michael tem ampla experiência em trocas internacionais. O trabalho realizado por ele junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste. Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso. Antes de assumir o consulado, já era representante da DBG - Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife Boa Viagem. ([email protected])

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter