Logo Folha de Pernambuco

negócios

Gol negocia aporte financeiro, mas possível pedido de recuperação judicial nos EUA é alternativa

Companhia tem dívidas de R$ 20 bilhões e tenta reestruturação de suas finanças

Aviões da GolAviões da Gol - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A companhia aérea Gol está negociando com credores uma saída para reestruturar sua situação financeira, que somam dívidas de R$ 20 bilhões. Uma fonte com acesso às conversas lembra que a empresa contratou a consultoria Seabury para buscar a renegociação de dívidas, mas não está descartado um aporte financeiro de investidores e também um pedido de recuperação judicial nos EUA, pelo Capítulo 11 da Lei de Falências americana.

Se não houver avanço nas conversas com os credores, a RJ nos EUA parece ser a alternativa mais viável, assim como aconteceu com a Latam, diz a fonte.

Em nota, a Gol informa que continua com esforços para melhorar a lucratividade e fortalecer seus balanços e confirma que está em discussões com credores sobre opções que tragam mais flexibilidade financeira.

"A companhia continua seus esforços anunciados anteriormente para melhorar a lucratividade e fortalecer seu balanço. A Gol está em discussões com seus stakeholders financeiros sobre diversas opções que tragam maior flexibilidade financeira, incluindo capital adicional para financiar as operações. Todas as ações visam posicionar a Gol para o sucesso de longo prazo", disse a empresa em nota.

O advogado especializado em Direito Aeronáutico, Felipe Bonsenso, observa que no caso da Latam foi a holding da empresa que recorreu ao Capítulo 11 nos EUA. Mas ele lembra que a Gol tem vários contratos com empresas americanas, além de estrutura de emissão de dívida nos EUA, o que permitiria que a empresa trilhasse também esse caminho.

O advogado lembra que as regras do Capítulo 11 são bem abrangentes, e a companhia cumpriria os requisitos exigidos pela legislação americana.

— A Gol já fez uma renegociação com credores no passado, e agora já passou o período de pandemia de Covid, que afetou o movimento da aéreas. Se a saída for recorrer ao Capítulo 11, nos EUA, a empresa encontraria um ambiente com mais segurança jurídica, e os credores conhecem melhor as regras. É só lembrar que foi um desastre o pedido de recuperação judicial da Avianca Brasil por aqui, que aconteceu antes da pandemia — explica o especialista.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter