Logo Folha de Pernambuco

Negócios

Google anuncia 2º centro de engenheiros na América Latina, em São Paulo

Estrutura terá capacidade para 400 profissionais, que vão trabalhar em áreas como desenvolvimento produtos e de sistemas de segurança, incluindo para inteligência artificial

GoogleGoogle - Foto: Arquivo Reuters/Hannah McKey

O Google oficializou nesta quarta-feira, com o governo de São Paulo, a criação do segundo centro de engenharia da empresa no país, na capital paulista. O local terá como foco o desenvolvimento de produtos e soluções nas áreas de segurança e privacidade, incluindo ferramentas para Gmail, o serviço de busca e produtos de inteligência artificial (IA).

A previsão para abertura do espaço é 2026. O primeiro centro de engenharia da empresa na América Latina foi inaugurado em 2016, em Belo Horizonte, com uma operação menor do que será a da capital paulista. No local, são desenvolvidas tecnologias usadas na operação global do Google. Além dos dois centros de engenharia, a empresa conta, no Brasil, com três escritórios em São Paulo e outro em BH.

O anúncio foi feito em um evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, em um contrato firmado com o governo de São Paulo por meio do IPT, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A empresa não informou o montante investido no espaço.

O novo Centro da Engenharia em São Paulo, de 7 mil metros quadrados, será instalado no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), nas imediações da Universidade de São Paulo (USP). A previsão é de contratação de 400 profissionais brasileiros.

A abertura do espaço faz parte do projeto de expansão da Google no Brasil, de acordo com a companhia. Em 2022, a empresa anunciou o investimento de US$ 1,2 milhões na América Latina, com foco em infraestrutura, formação digital e empreendedorismo - incluindo a contratação de pessoas na região.

Segundo Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, a abertura do centro marca "o compromisso de longo prazo" da empresa com o país, que é um dos maiores mercados do Google para consumo dos produtos e serviços da companhia, incluindo o buscador. Ao menos cinquenta vagas já foram abertas para contratação.

Veja também

Newsletter