Google e Amazon dizem ter sido alvo de superataque hacker
Criminosos tentaram forçar paralisação de serviços das empresas com sobrecarga de tráfego de dados
As gigantes de tecnologia Google e Amazon disseram ter sido alvo de um superataque hacker que acontecia desde agosto. Criminosos tentaram sobrecarregar os servidores das empresas para interromper a prestação de serviços. A companhia Cloudfare, de serviços de segurança e tecnologia online, também foi atacada.
O Google, da Alphabet, disse em publicação no seu blog que conseguiu resistir às investidas dos hackers. Já a Cloudflare confirmou que o ataque foi três vezes maior que qualquer outra tentativa anterior. A divisão de serviços web da Amazon também foi afetada.
Esse tipo de ataque é conhecido como ataque de distribuição de negação de serviço (DDoS) e está se tornando cada vez mais sofisticado, sendo capaz de gerar centenas de milhões de solicitações falsas por segundo.
Leia também
• Guerra em Israel: União Europeia pressiona X, Meta e TikTok a barrarem desinformação
• França investiga suposto envenenamento de jornalista russa
As empresas não identificaram os responsáveis por esses ataques, mas autoridades como a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos Estados Unidos estão atentas a ameaças e destacam a importância de uma resposta coordenada em caso de ataques.
Segundo as três companhias, o problema aconteceu por consequência de uma fraqueza no protocolo de transferência de dados, HTTP/2, que deixou os servidores vulneráveis .