Servidores vulneráveis

Google e Amazon dizem ter sido alvo de superataque hacker

Criminosos tentaram forçar paralisação de serviços das empresas com sobrecarga de tráfego de dados

Google e Amazon disseram ter sido alvo de um superataque hackerGoogle e Amazon disseram ter sido alvo de um superataque hacker - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

As gigantes de tecnologia Google e Amazon disseram ter sido alvo de um superataque hacker que acontecia desde agosto. Criminosos tentaram sobrecarregar os servidores das empresas para interromper a prestação de serviços. A companhia Cloudfare, de serviços de segurança e tecnologia online, também foi atacada.

O Google, da Alphabet, disse em publicação no seu blog que conseguiu resistir às investidas dos hackers. Já a Cloudflare confirmou que o ataque foi três vezes maior que qualquer outra tentativa anterior. A divisão de serviços web da Amazon também foi afetada.

Esse tipo de ataque é conhecido como ataque de distribuição de negação de serviço (DDoS) e está se tornando cada vez mais sofisticado, sendo capaz de gerar centenas de milhões de solicitações falsas por segundo.

As empresas não identificaram os responsáveis por esses ataques, mas autoridades como a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos Estados Unidos estão atentas a ameaças e destacam a importância de uma resposta coordenada em caso de ataques.

Segundo as três companhias, o problema aconteceu por consequência de uma fraqueza no protocolo de transferência de dados, HTTP/2, que deixou os servidores vulneráveis .

Veja também

iOS 18: quais iPhones vão receber atualização? Veja lista
Tecnologia

iOS 18: quais iPhones vão receber atualização? Veja lista e confira os novos recursos

Endividamento das famílias no Recife é de 81,5%, de acordo com a Fecomércio
Dívidas

Endividamento das famílias no Recife é de 81,5%, de acordo com a Fecomércio

Newsletter