Logo Folha de Pernambuco

COMÉRCIO

Governo abre investigação de dumping contra leite em pó importado da Argentina

Segundo confederação, produtores argentinos estavam exportando o produto para o Brasil por preços abaixo dos praticados no mercado

Governo abre investigação de dumping contra leite em pó importado da ArgentinaGoverno abre investigação de dumping contra leite em pó importado da Argentina - Foto: Pexels

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) abriu uma investigação de dumping — prática que consiste em vender o produto abaixo do preço de mercado para eliminar concorrência — no leite em pó importado da Argentina.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (11).

A abertura da investigação aconteceu em atendimento a uma demanda da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em agosto a CNA protocolou uma petição solicitando que o governo investigasse supostas práticas desleais de comércio por parte da Argentina, que responde por metade do volume de leite em pó importado pelo Brasil.

Um surto de importações chamou a atenção da confederação, que alertou o MDIC. O movimento ganhou força após o início da concessão de subsídios do governo argentino à produção de leite no país.

Segundo a CNA, os subsídios criaram uma artificialidade na competitividade de preços, que fez com que os produtores argentinos passassem a exportar leite em pó para o Brasil por preços abaixo dos praticados no mercado.

“Essas exportações a valores artificiais impactaram diretamente a produção brasileira, comprometendo o mercado interno, reduzindo as margens dos pecuaristas e contribuindo com o abandono da atividade”, diz a confederação em nota.

Em 2022, o Brasil importou 942 milhões de litros de leite em pó. Já em 2023, esse valor chegou a 1,7 bilhão de litros. Até novembro deste ano, já foram importados o equivalente a 1,4 bilhão de litros, vindos, principalmente de países do Mercosul. Desse total, 760 milhões de litros foram da Argentina, 566 milhões do Uruguai e 97 milhões do Paraguai.

Veja também

Empresas poderão ter crédito por creche e bolsa de estudos a funcionários, prevê Reforma Tributária
Economia

Empresas poderão ter crédito por creche e bolsa de estudos a funcionários, prevê Reforma Tributária

PIB de Pernambuco cresce 4,9% entre julho e setembro deste ano; Agropecuária aparece em destaque
PIB de Pernambuco

PIB de Pernambuco cresce 4,9% entre julho e setembro deste ano; Agropecuária aparece em destaque

Newsletter