PIB

Governo aumenta previsão de crescimento do PIB e da inflação neste ano

Fazenda tem como cenário retorno para bandeira amarela apenas em dezembro

Fachada do Ministério da Fazenda, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília Fachada do Ministério da Fazenda, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília  - Foto: Edu Andrade/ASCOM/MF

O Ministério da Fazenda revisou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de uma alta de 2,5% para 3,2% neste ano, após dados positivos do desempenho da economia brasileira neste ano. Enquanto isso, a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, também aumentou, de 3,90% para 4,25% em 2024. Esse valor é próximo do teto da meta da inflação, de 4,5%.

As informações constam no Boletim Macrofiscal, divulgado pelo Ministério da Fazenda nesta sexta-feira.

A última revisão havia sido feita pelo governo em junho.

A estimativa de crescimento foi revisada pelo governo após um desempenho da economia brasileira acima do esperado no segundo trimestre do ano, em que o PIB cresceu 1,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

“Após a divulgação do PIB do segundo trimestre, o carregamento estatístico para o crescimento do ano passou a ser de 2,5%.

A projeção de 3,2% incorpora projeções de crescimento para os próximos dois trimestres, embora em ritmo inferior ao observado nos trimestres anteriores”, diz o boletim.

Segundo os técnicos do mnistério, a previsão de crescimento dos principais setores da economia também foi revisada, com destaque para o setor da indústria, que passou de uma alta de 2,6% para 3,5%.

No caso da inflação, o governo espera que o IPCA volte a cair no acumulado em doze meses após outubro.

Essa desaceleração era esperada para o mês de agosto, no entanto, essa expectativa foi frustrada com a seca, que motivou o aumento dos preços das tarifas de energia.

"A mudança para bandeira vermelha 1 nas tarifas de energia em setembro, em função do alto percentual de acionamento do parque elétrico nacional, modificou a trajetória prevista para a inflação até o final do ano. O cenário para inflação contempla retorno para bandeira amarela apenas em dezembro", afirma.

Veja também

Mudanças climáticas podem aumentar preços de alimentos ainda em 2024
Preços de alimentos

Mudanças climáticas podem aumentar preços de alimentos ainda em 2024

Mega-Sena 2.775: aposta de Timbaúba, em Pernambuco, leva sozinha R$ 81 milhões
LOTERIA

Mega-Sena 2.775: aposta de Timbaúba, em Pernambuco, leva sozinha R$ 81 milhões

Newsletter