Logo Folha de Pernambuco

BENEFÍCIO

Governo avalia correção do Bolsa Família a cada dois anos

Dispositivo em Medida Provisória prevê possibilidade de aumento periódico e secretária diz que a valor do reajuste será analisado conforme a inflação

Bolsa FamíliaBolsa Família - Foto: Folhapress

O governo quer estabelecer um prazo a cada dois anos para reajustar o valor do benefício do Bolsa Família, que nunca teve uma periodicidade definida para elevação do benefício. A questão é que há uma divergência entre a intenção do governo e o que está redigido na medida provisória (MP).

Em coletiva, a secretária de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, disse que a intenção do governo é avaliar os valores a cada dois anos e conceder uma elevação de benefício com base na inflação.

"Conforme a inflação, vamos analisar. O nosso objetivo é que ele seja reajustado conforme a inflação. Estamos trabalhando apara fazer essas análises", disse.

Mas a medida provisória diz que os valores “poderão ser corrigidos a cada intervalo de, no mínimo, vinte e quatro meses”, o que gerou dúvidas em relação ao prazo para essa correção. De acordo com interlocutores do ministério, a sugestão de redação veio da Casa Civil, mas a intenção do Ministério do Desenvolvimento Social é estabelecer um prazo máximo de dois anos para a revisão dos valores.

Uma eventual correção no texto da MP poderá ser feita via decreto ou durante a tramitação do texto no Congresso.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter