Logo Folha de Pernambuco

Especialização

Governo de Pernambuco e UPE firmam parceria voltada à engenharia pública

A proposta é oferecer uma especialização a engenheiros públicos, fortalecendo o movimento da Construção Civil

Reunião que formalizou a parceria entre Governo e UPEReunião que formalizou a parceria entre Governo e UPE - Foto: Andrea Rego Barros

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), firmou uma parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) para valorizar a engenharia pública do Estado. O objetivo da cooperação é a criação de um curso de especialização a ser ofertado aos engenheiros, qualificando, assim, os profissionais do setor público nos municípios. O encontro para formalizar a parceria aconteceu nesta quinta-feira (25) e contou com a presença do reitor da UPE, Pedro Falcão, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, e do presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima.

De acordo com a apresentação da UPE, o curso “Engenharia Urbana” será uma especialização lato sensu, com duração de um ano (360 horas), coordenado pela Poli/UPE e realizado no modelo híbrido (aulas remotas e atividades presenciais nos polos regionais). Poderão participar profissionais que atuem em áreas relacionadas à engenharia e as aulas serão realizadas no formato híbrido. “O foco é para os profissionais que atuam na gestão pública que precisam de uma capacitação. Mas vai ser aberto a quem tenha os critérios de formação superior nas áreas correlatas”, explicou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça.

Inicialmente o curso será pago, mas a depender do desempenho do aluno, como a frequência, ele será ressarcido pelo Estado, em função da parceria do Governo com a UPE. Esse formato foi elaborado para que haja um compromisso do aluno com a especialização. “Às vezes quando o curso é gratuito não há o comprometimento do aluno, as pessoas abandonam e a gente acredita que haverá uma grande procura. Então a gente estaria dando oportunidade para uma pessoa que não fosse aproveitar o curso”, disse Ana Paula Vilaça.

O secretário Geraldo Julio reforçou o entendimento da importância do setor como agente transformador de realidades sociais e econômicas nas cidades. “Toda a cidade ganha e a gente entende que é preciso esse impulso no setor para alavancar o desenvolvimento. É uma parceria forte, que terá efeitos bastante positivos, principalmente de médio e longo prazos”, falou o secretário.

O presidente da UPE destacou a importância da qualificação pessoal. “Valorizar o setor passa justamente pela qualificação de pessoas que estão na base dos municípios, para reverter o cenário e evitar que se repitam ações nesse sentido. O secretário Geraldo Julio, com sensibilidade, entendeu que a proposta vai ajudar muito o estado como um todo”, disse Pedro Falcão.

Veja também

Dasa conclui venda de corretagem e consultoria de seguros para o Grupo Case
SEGUROS

Dasa conclui venda de corretagem e consultoria de seguros para o Grupo Case

Oi recebe proposta vinculante por ativos da operação de TV por assinatura
NEGOCIAÇÃO

Oi recebe proposta vinculante por ativos da operação de TV por assinatura

Newsletter