Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Fardas da rede estadual poderão ser produzidas no Polo de Confecções do Agreste

Projeto enviado por Raquel Lyra à Alepe pretende estimular a economia com a aquisição de fardas a partir dos empreendedores da região

Estudantes da rede estadual de ensinoEstudantes da rede estadual de ensino - Foto: Pedro Menezes/SEE

As fardas da rede estadual de ensino poderão ser produzidas pelo Polo de Confecções do Agreste. É o que pretende projeto de lei encaminhado na semana passada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que busca fortalecer a cadeia produtiva da região

O projeto propõe a criação do programa de desenvolvimento PE Produz Polo de Confecções, complexo que atende 46 municípios do Agreste do Estado [confira lista no final do texto]. Caso aprovado, o governo passará a adquirir fardamentos e material escolar da área têxtil através das empresas situadas no polo. 

A ideia também é estimular empresas que atuam no setor, especialmente micro e pequenas, com benefícios para a quitação de obrigações tributárias e trabalhistas. Com isso, poderão se regularizar para posterior negociação com o poder público estadual. 

“Esse projeto foi planejado para estimular e fortalecer o Polo de Confecções do Agreste e todos os que trabalham na região, fazendo circular a economia pelo Estado, com geração de emprego e renda”, explicou a governadora Raquel Lyra.

A proposta ainda busca priorizar a aquisição de itens de micro e pequenos empresários a partir de critérios mais benéficos para a participação de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) no processo de credenciamento. O texto prevê 50% do total de itens a serem adquiridos por meio do processo de credenciamento para aquisição preferencial de ME e EPP.

Segundo a Secretaria de Educação e Esportes, em nota enviada à Folha de Pernambuco, todo o processo de aquisição de fardas para a rede estadual é realizado mediante um processo de licitação por meio de um pregão eletrônico.

Para virar lei, o projeto precisa ser votado pelos deputados estaduais nas comissões da Alepe e em plenário, além ser sancionado por Raquel Lyra para posterior publicação no Diário Oficial do Estado.

Polo de Confecções do Agreste
Com mais de 2 mil empresas formais, o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco produz cerca de 50 milhões de peças por ano. O grande diferencial do complexo é o fato de possuir inúmeros pequenos e médios produtores, o que permite melhor equilíbrio e distribuição de renda, além de criar um ambiente favorável para o empreendedorismo e para o surgimento de novos negócios.

Cidades beneficiadas
No texto do projeto de lei, assinado pela governadora Raquel Lyra, o governo considera empresas do Polo de Confecções do Agreste aquelas que tiveram sua matriz estabelecida em um dos seguintes municípios:

Região de Desenvolvimento Agreste Central

- Agrestina
- Alagoinha
- Altinho
- Barra de Guabiraba
- Belo Jardim
- Cachoeirinha
- Camocim de São Félix
- Caruaru
- Cupira
- Gravatá 
- Ibirajuba
- Jataúba
- Lagoa dos Gatos
- Panelas
- Pesqueira
- Poção
- Pombos
- Riacho das Almas
- Sairé
- Sanharó
- São Bento do Una
- São Caitano
- São Joaquim do Monte
- Tacaimbó

Região de Desenvolvimento Agreste Setentrional

- Bom Jardim
- Casinhas
- Cumaru
- Feira Nova
- Frei Miguelinho
- João Alfredo
- Limoeiro
- Machados 
- Orobó
- Passira
- Salgadinho
- São Vicente Férrer
- Santa Cruz do Capibaribe
- Santa Maria do Cambucá
- Surubim
- Taquaritinga do Norte
- Toritama
- Vertente do Lério
- Vertentes

Emenda apresentada na segunda-feira (11) pelo deputado estadual Joaquim Lira (PV) acrescentou a cidade de Vitória de Santo Antão, que faz parte da Região de Desenvolvimento Mata Sul, na lista de municípios integrantes do programa. As empresas também devem ter como atividade principal a indústria têxtil de confecção.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter