Logo Folha de Pernambuco

ORÇAMENTO

Governo discute medidas para modernizar e ampliar eficiência de estatais, diz MGI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com representantes de 12 ministérios para discutir a modernização de empresas estatais

Fachada do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em BrasíliaFachada do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em Brasília - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) afirmou nesta segunda, 25, em nota divulgada à imprensa, que o governo está discutindo um conjunto de medidas que tem como objetivo modernizar e ampliar a eficiência das empresas estatais federais As ações, no entanto, não alteram a Lei das Estatais nem sua regulamentação.

"O governo está discutindo um conjunto de medidas que tem como objetivo modernizar e ampliar a eficiência das empresas estatais federais, preservando sua autonomia e alinhando-as às melhores práticas de governança corporativa. As mudanças em discussão não alteram a Lei das Estatais (Lei 13.303, de 2016) e nem sua regulamentação", diz a nota.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com representantes de 12 ministérios para discutir a modernização de empresas estatais.

Recentemente, o governo enviou um projeto encabeçado pelo MGI que muda regras orçamentárias de estatais que são dependentes do Tesouro.

O Executivo alega que a proposta tenta viabilizar a transição dessas empresas para uma situação de não dependência. Atualmente, 17 empresas estatais são consideradas dependentes. Entre elas a Telebras, a Infra S/A, a Conab, a Codevasf e a Embrapa.

Veja também

Lula encomenda ao BNDES plano para reestruturação de estatais com foco em deficitárias
BNDES

Lula encomenda ao BNDES plano para reestruturação de estatais com foco em deficitárias

Wall Street fecha em alta, com recorde do Dow Jones
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta, com recorde do Dow Jones

Newsletter