Reforma Tributária

Governo enviará projetos de lei da Reforma Tributária ao Congresso na próxima semana, diz Haddad

Executivo deve encaminhar dois projetos de lei abrangendo a regulamentação da Reforma

Fernando Haddad, ministro da FazendaFernando Haddad, ministro da Fazenda - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou para a próxima semana o encaminhamento do Congresso das leis complementares da Reforma Tributária sobre o consumo. Ele esteve em um almoço com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A ideia é o encaminhamento de dois projetos de lei abrangendo a regulamentação da Reforma.

— Já está fechado na Fazenda, mas há uma tramitação a ser feita na Casa Civil. Estamos com compromisso de que na semana que vem chegue ao Congresso — disse o ministro, em coletiva ao lado de Pacheco.

No fim de 2023, Congresso Nacional promulgou a maior Reforma Tributária desde a ditadura militar, que substitui cinco tributos sobre o consumo e coloca o país entre aqueles que adotam o sistema do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Desde então, a discussão foi afunilada para a regulamentação de diversos pontos do texto, como alíquotas e regimes específicos.

Com essa finalidade, o governo Lula criou nesta sexta-feira 19 grupos de trabalho com estados e municípios. Os grupos temáticos trataram de temas como: cesta básica e cashback, comitê gestor, imposto seletivo, e Zona Franca de Manaus.

Após a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi estabelecido o prazo de 180 dias para o envio de projetos de leis complementares.

Veja também

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter
NEGÓCIOS

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Newsletter