Logo Folha de Pernambuco

Economia

Governo federal cria sistema para cartórios adotarem serviços eletrônicos

Medida provisória tem como objetivo viabilizar determinação que já existia

CartórioCartório - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O governo federal criou um sistema para que cartórios adotem serviços eletrônicos. O chamado Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp) foi criado por uma medida provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, "a determinação aos cartórios de realizarem seus atos por meio eletrônico já existia em Lei, mas, por não ter trazido critérios detalhados e a forma de regulamentação, não era aplicada".

O Serp terá como objetivo viabilizar "o registro público eletrônico dos atos e negócios jurídicos" e "a interconexão das serventias dos registros públicos", segundo o texto da MP.

A Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será responsável pela implementação do sistema. O cronograma "poderá considerar as diferenças regionais e as características de cada registro público".

As bases de dados de identificação civil — como o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) — poderão ser acessadas, "a critério dos responsáveis pelas referidas bases de dados, desde que previamente pactuado, por tabeliães e oficiais dos registros públicos", e com respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter