Logo Folha de Pernambuco

pacote de crédito

Governo finaliza medidas de crédito, com expectativa de reduzir juros para famílias

Há expecativa que os primeiros anúncios possam ocorrer essa semana

Fernando Haddad, ministro da FazendaFernando Haddad, ministro da Fazenda - Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O ministério da Fazenda confirmou nesta quarta-feira (18) que o governo está preparando o anúncio das primeiras medidas do chamado “pacote de crédito”, tendo como um dos focos a redução de juros para bons pagadores e aliviar o custo de crédito para famílias que usam com frequência a modalidade do rotativo, por exemplo, como revelado pelo Globo.

O secretério de Reformas Econômicas, Marcos Pinto, está finalizando as propostas, segundo a pasta. Ainda não há confirmação da data para anúncio oficial. Intermanete, há expecativas para que as primeras medidas sejam divulgadas esta semana.

"Vamos começar a anunciar [as medidas de crédito]" disse o ministro, em rápida conversa com jornalistas no prédio da Fazenda. Ainda não há data fechada.

Fernando Haddad também nesta quarta-feira afirmou que o Desenrola, aposta do governo para reduzir o endividamento das famílias, encontra entraves “operacionais”. Uma das bandeiras da campanha presidencial, o programa vai tratar da renegociação de dívidas por pessoas físicas, com foco em quem recebe até R$ 5 mil.

Haddad argumenta que a principal barreira atualmente é finalizar a plataforma que está sendo desenvolvida, e que vai intermediar as negociações entre credores e devedores. Para isso, o governo precisa do apoio dos chamados “birôs de crédito”, como Serasa e SPC, que concentram os dados dos CPFs negativados no setor privado.

"O nosso problema é operacional, é o software para gerenciar o programa. Não é dívida nossa [dívidas de pessoas com serviços públicos], é do setor privado [dívidas de consumidores]" diz Haddad.

Anteriormente, o ministro já havia mencionado que o objetivo do governo é garantir o maior “desconto possível” ao devedor na hora de renegociar as dívidas. Os detalhes do programa ainda serão anunciados pela Fazendo, após a finalização. O desenho do Desenrola, contudo, já teve o aval do presidente Lula, segundo a pasta.

Veja também

Newsletter