Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Governo inclui 393 novos blocos de petróleo na oferta de concessão

Dos blocos marítimos, 248 localizam-se na Bacia de Santos

Governo inclui 393 novos blocos de petróleo na oferta de concessãoGoverno inclui 393 novos blocos de petróleo na oferta de concessão - Foto: Andre Ribeiro/Agência Petrobras

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (18) a inclusão de 393 blocos de cinco campos de petróleo e gás natural no sistema de Oferta Permanente de Concessão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Por meio desse sistema, empresas interessadas em explorar e produzir petróleo e gás podem elaborar estudos e preparar lances para arrematar as áreas para suas atividades.

A divulgação foi feita pelo Ministério de Minas e Energia, que assinou cinco novas manifestações conjuntas com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para a disponibilização dessas áreas na oferta permanente.

As novas áreas são em terra e mar e estão localizadas nas bacias do Recôncavo, Tucano, Santos, Campos, Parnaíba e Tacutu. Somadas, as projeções de investimentos mínimos dos possíveis contratos de concessão chegam a R$ 3,7 bilhões, com R$ 489 milhões em bônus de assinatura.

Dos blocos marítimos incluídos, 248 localizam-se na Bacia de Santos e 17, na Bacia de Campos, ambas na Região Sudeste. As duas bacias estão entre as principais áreas produtoras do país.

Nas áreas terrestres, foram incluídos 133 blocos, distribuídos entre as seguintes regiões: 96 blocos e cinco campos de acumulações marginais nas bacias do Recôncavo e Tucano (Bahia), 30 blocos na Bacia do Parnaíba (Maranhão e Piauí) e dois blocos na Bacia do Tacutu, localizada na fronteira entre Roraima e a Guiana.

Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a inclusão das novas áreas “reforça o papel estratégico do Brasil como uma potência energética global, além de garantir a autossuficiência brasileira em uma área de extrema importância para o desenvolvimento econômico”.

 

Veja também

CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda
FMotors

CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda

Pacheco diz que pacote fiscal pode ser votado na sexta; orçamento 2025 ficaria para sábado
pacote fiscal

Pacheco diz que pacote fiscal pode ser votado na sexta; orçamento 2025 ficaria para sábado

Newsletter