Logo Folha de Pernambuco

Economia

Governo lança programa de renovação de frota de caminhões

Iniciativa permitirá compra de veículos com idade superior a 30 anos

Setor de transportesSetor de transportes - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) que incentiva a renovação da frota de veículos. De acordo com o Ministério da Economia, o programa é destinado a caminhões, ônibus e outros veículos pesados de carga com idade acima de 30 anos.

A iniciativa foi batizada de Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País (Renovar). A MP foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o texto da medida, durante a etapa inicial do programa os benefícios serão "dirigidos prioritariamente ao Transportador Autônomo de Cargas". A adesão será voluntária.
 

Segundo comunicado do Ministério da Economia, "o programa promoverá a recompra do caminhão a ser sucateado, pelo qual será pago ao caminhoneiro o valor de mercado do veículo, com recursos oriundos das empresas contratadas para exploração e produção de petróleo e gás natural".

A definição de qual será idade mínima para os veículos serem desmontado ou destruídos ainda será feita pelo Conselho Gestor do Programa. Inicialmente, o governo estipulou a idade de 30 anos para caminhões e de 20 anos para ônibus. Segundo a Economia, em 2020 havia no Brasil 854.244 caminhões e 75.943 caminhões-trator com mais de 30 anos.

O texto da MP define como objetivos do Renovar a redução dos custos de logística e a melhoria da qualidade de vida dos profissionais de transporte.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter