Logo Folha de Pernambuco

inflação

Governo Lula projeta inflação de 5,31% e crescimento de 1,6% do PIB este ano

Secretaria de Política Econômica, vinculada ao Ministério da Fazenda, divulgou as primeiras projeções feitas neste mandato

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Evaristo Sá/AFP

No primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a projeção para o crescimento econômico de 2023 foi revisada para 1,6%, e a inflação ficou projetada em 5,31%, pelas estimativas da Secretaria de Política Econômica (SPE), vinculada ao Ministério da Fazenda.

No estudo de novembro de 2022, realizado pela pasta ainda sob governo Bolsonaro, o cenário projetado para o PIB era de 2,1%, e a inflação estava em 4,60%, para este ano. No novo boletim, os "efeitos contracionistas da política monetária” são citados diretamente para justificar a esperada desaceleração no crescimento econômico.

A alta dos juros pelo Banco Central, para combater a inflação, está em 13,75% desde agosto de 2022. O custo do crédito elevado reduz o ritmo dos investimentos e a demanda da população, como um freio na atividade econômica.

A desaceleração da economia é projetada especialmente no setor de serviços e na indústria brasileira. Segundo o Boletim, dentre os fatores negativos está o “desaquecimento” do mercado de trabalho e a alta inadimplência, que aumenta o comprometimento de renda das pessoas físicas e, em última análise, diminui o consumo.

Principais projeções:
*O crescimento do PIB de 2023 foi revisado de 2,1% para 1,6%;

*De 2024 a 2027, a expectativa é de crescimento médio ao ano em cerca de 2,5%;

*A inflação, medida pelo IPCA, foi revisada de 4,60% para 5,31% em 2023

*Desaceleração no mercado de crédito deve persistir no primeiro semestre de 2023.

Veja também

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS
Previdência

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS

CEO do TikTok busca conselho de Musk sobre a nova administração Trump
MUNDO

CEO do TikTok busca conselho de Musk sobre a nova administração Trump

Newsletter