Logo Folha de Pernambuco

Aéreo

Governo Lula quer atrair 5 empresas aéreas de baixo custo e aposta na redução do preço das passagens

Companhias têm a premissa de passagens mais baratas a partir de condições mais simples nos voos

 Foco é nas 5 maiores companhias de baixo custo porque elas podem fazer uma competição para baixar os preços das passagens. Foco é nas 5 maiores companhias de baixo custo porque elas podem fazer uma competição para baixar os preços das passagens. - Foto: Evaristo Sá/AFP

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva quer atrair para o Brasil pelo menos cinco empresas aéreas internacionais com a oferta de passagens de baixo custo ao consumidor - as chamadas “low cost”. O Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou nesta quarta-feira que a proposta é aumentar a competitividade com as companhias brasileira, além da maior atratividade para usuários que hoje não conseguem pagar passagens aéreas no Brasil.

— O nosso foco é nas 4 ou 5 maiores [companhias] de low cost (baixo custo), porque elas vão fazer uma competição que realmente vai baixar os preços das passagens. Com a chegada da low cost elas [aéreas brasileiras] vão ter que se virar para disputar. Pelo menos uma já deu certeza e a segunda deve vir para o Brasil — cita França, em audiência nas comissões de Serviços de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

O ministro explica que esses modelos de voos têm a premissa de passagens mais baratas a partir de condições mais simples. Isto é, as poltronas são menores, não há serviço (exceto os pagos), e precisam transportar sempre acima de 90% de ocupação das poltronas.

Easyjet (Ingressa), flybondi (Argentina), Ryanair (Irlanda), JetBlue (EUA) e Flydubai (Emirados Árabes Unidos) são as empresas de baixo custo que o governo Lula quer atrair para o Brasil.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter