Logo Folha de Pernambuco

Economia

Governo pode prorrogar até quinta-feira prazo para pagar eSocial

Segundo Rachid, foi detectada lentidão no sistema.

Vereador Marco Aurélio (PRTB) Vereador Marco Aurélio (PRTB)  - Foto: Anderson Barros/Câmara do Recife

O governo pode prorrogar até quinta-feira (10) o prazo para empregadores domésticos pagarem o documento de arrecadação do eSocial referente a outubro. A informação é do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. O prazo original termina hoje (7).

Segundo Rachid, foi detectada lentidão no sistema. “Detectamos uma instabilidade no sistema. O Serpro [Serviço Federal de Processamento de Dados] vem trabalhando para conter essa instabilidade, mas estamos propondo a prorrogação para o dia 10 para dar maior conforto ao contribuinte”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Rachid, apesar do problema, mais de 90% das guias já foram emitidas. Caso o prazo não seja estendido, quem não pagar até o fim do dia de hoje pode arcar com multa.

Segundo o secretário da Receita, uma eventual prorrogação seria oficializada mediante portaria a ser publicada no Diário Oficial da União de amanhã (8).

Para emissão da guia, o empregador deve acessar a página do eSocial na internet. O pagamento pode ser feito em guichê de caixa bancário, lotéricas, internet banking e canais eletrônicos de autoatendimento.

Veja também

Neurotech: Busca por crédito acelera em outubro, com 1ª expansão interanual de 2024
FINANCIAMENTO

Neurotech: Busca por crédito acelera em outubro, com 1ª expansão interanual de 2024

Após surpreender em 2024, PIB da construção deve crescer menos em 2025
CONSTRUÇÃO

Após surpreender em 2024, PIB da construção deve crescer menos em 2025

Newsletter