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Governo quer voos regulares de aéreas como Azul, Latam e Gol em aeroportos que só recebem jatinho

Decreto está em fase de elaboração e pode ampliar concorrência principalmente para os terminais de SP, Recife e Goiânia, onde há aeródromos prontos ou em finalização

Aeroporto de Congonhas, em São PauloAeroporto de Congonhas, em São Paulo - Foto: Divulgação / Infraero

Dias depois do leilão de Congonhas e outros 14 terminais, o governo finaliza projeto para flexibilizar ainda mais o setor. Um decreto em fase de elaboração permitiria que os “aeródromos privados”, usados para receber jatinhos, possam contar com voos fretados (charter) e aeronaves de carga. E, em três anos, poderiam passar a ter linhas regulares de empresas aéreas, como Gol, Latam e Azul.

Caso o prognóstico se confirme, a iniciativa pode ampliar concorrência, em particular para os aeroportos de São Paulo, Recife e Goiânia, onde há três dos principais aeródromos do país, prontos ou em finalização.

Em conversas reservadas, porém, integrantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reconhecem que o decreto é polêmico e que pode gerar pedidos de revisão de concessão de aeroportos, à medida que amplia o número de concorrentes em determinadas localidades. A leitura é que, ao ampliar o uso de aeródromos, os terminais poderão ter queda de receita.

Entenda o decreto, como ele pode ampliar a oferta de voos para o consumidor e acirrar a concorrência entre concessionárias.

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