Governo suspende leilão da 'Rodovia da Morte' por falta de interessados
Apesar da suspensão, governo quer leiloar trecho da rodovia Rio-Bahia
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT) aprovou, na quinta-feira (17), o edital de concessão de trechos da rodovia Rio-Bahia. Já a licitação da ‘Rodovia da Morte’, entre Minas Gerais e Espírito Santo, foi suspensa.
Segundo a ANTT, a suspensão foi necessária para aperfeiçoamento do edital e, segundo o jornal Valor Econômico, não houve interessados em operar o trecho. A rodovia é conhecida por ter os maiores índices de acidentes do país.
Em nota, a ANTT informou que vai informar "em breve" um novo cronograma para o certame.
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O projeto de concessão previa 670 km de extensão que envolvia a BR-381, de Belo Horizonte até Governador Valares e a BR-262, de João Molevade (MG) até Viana (ES). A expectativa era de 402 km de duplicação, 228 km de faixas adicionais e 131 km de vias marginas, entre outras obras.
Um trecho dessa rodovia ganhou destaque no início deste ano porque ficou com o asfalto afundado devido às chuvas. Por conta disso, a via ficou interditada próximo à cidade de Nova Era, em Minas Gerais.
Já o trecho aprovado tem uma extensão de 726,9 km e liga a cidade do Rio de Janeiro às regiões Norte e Nordeste do país, passando pela Região dos Lagos e Governador Valadares (MG).
Os trechos da licitação envolvem a BR-116/RJ entre o km 2,1 e o 148,4 e entre o km 168,1 e o 214,7. Na BR-116/MG o trecho é entre o km 408,5 e o 818,1.
Já a rodovia BR-465/RJ é entre o km 0 e o 22,8 e a BR-493 tem dois trechos, entre km 0 e o 26 e entre o 48,1 e 0 123,7.
O contrato de concessão será de 30 anos e o montante estimado de investimento ao longo desse período é de R$ 8,8 bilhões. O leilão está previsto para 20 de maio, na B3, em São Paulo.
De acordo com a ANTT, os benefícios da concessão envolvem, entre outras construções, 303 km de obras de duplicação, 255 km de faixas adicionais e 85,5 km de vias marginais.