Logo Folha de Pernambuco

EXPORTAÇÕES

Governo trabalhará para manter e aprofundar vínculos econômicos com EUA, informa MDIC

Relações empresariais e o fluxo intercompanhia "significativo" entre Brasil e Estados Unidos devem fazer com que a relação comercial seja não apenas poupada, mas "privilegiada

DólarDólar - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A secretária de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres, disse que o governo vai trabalhar para manter os vínculos comerciais com os Estados Unidos. O fato de o Brasil ter déficit comercial com o país deve evitar que esteja no foco da nova administração de Donald Trump, afirmou.

"O Brasil, na contabilidade do próprio governo americano, somando-se bens e serviços, responde pelo sexto superávit comercial dos Estados Unidos", disse Prazeres, em uma entrevista coletiva.

"A questão do superávit ou déficit comercial é algo que parece chamar atenção do próximo governo dos Estados Unidos e, nesse quesito, o fato de que os americanos acumulam superávit com o Brasil deveria ser levado em conta."

Prazeres afirmou que as relações empresariais e o fluxo intercompanhia "significativo" entre Brasil e Estados Unidos devem fazer com que a relação comercial seja não apenas poupada, mas "privilegiada".

Segundo a secretária, o governo vai contar com o Diálogo Comercial Brasil-Estados Unidos nos próximos anos para fortalecer os vínculos comerciais com os norte-americanos.

Veja também

Lula conversa com Emir do Catar sobre ampliação do comércio bilateral
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Lula conversa com Emir do Catar sobre ampliação do comércio bilateral

MPF quer explicações da Meta sobre eventuais impactos de decisão de Zuckerberg no Brasil
SOLICITAÇÃO

MPF quer explicações da Meta sobre eventuais impactos no Brasil

Newsletter