Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Governo vai propor taxação de big techs neste ano, diz secretário de Haddad

Uma das possibilidades é criar uma Cide específica para essas empresas

Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da FazendaDario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda - Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quarta-feira que o governo deve propor ainda este ano um projeto para tributação de grandes empresas de tecnologia, as chamadas de bigtechs.

De acordo com o número 2 de Fernando Haddad, a discussão sobre a taxação dessas empresas já está mais madura no mundo e é preciso trazer para o Brasil.

Ele explicou, contudo, que a receita com a medida não deve estar presente no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025. O Orçamento do ano que vem será proposta na sexta-feira.

— Não consta da lei orçamentária a tributação de big techs. Mas já há maturidade da discussão do mundo que precisamos trazer para o Brasil, dialogando com o pilar 1 da OCDE. Não para o PLOA, mas no segundo semestre vamos descortinar esse tema da taxação das bigtechs — explicou ele.

Uma das possibilidades é criar uma Cide específica para essas empresas. A informação foi antecipada pela Folha de S.Paulo.

A Cide é a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, um imposto regulatório, que tem vigência imediata.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter