BRASIL

Governo vê erro de comunicação em taxação de plataformas digitais e mobiliza influenciadores

Episódio provocou grande desgaste para o governo nas redes sociais

ShopeeShopee - Foto: Divulgação

O governo federal avalia que houve um erro de comunicação na divulgação das medidas para combater fraudes na venda de produtos de plataformas digitais, como Shopee e AliExpress. O entendimento é que iniciativas com impacto em grande parcela da população deveriam passar pelo Ministério da Secretária da Comunicação Social (Secom) antes de vir a público.

Para o Planalto, a iniciativa foi mal explicada. As notícias sobre o tema foram baseadas em declarações do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

O episódio provocou grande desgaste para o governo nas redes sociais. A Secom teve que articular um contra-ataque para conter o mal-estar, verificado inclusive na parcela do eleitorado mais identificada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as classes C e D.

Como parte da estratégia, influenciadores foram acionadas para tentar mudar a narrativa. Em uma postagem, o youtuber Felipe Neto destacou que “algumas empresas estão cometendo fraude para fugir do pagamento de impostos”. Procurado, Felipe Neto nega que tenha sido contatado pelo governo para fazer a postagem.
 

O governo também passou a divulgar cards com esse enfoque para tentar rebater a linha adotada por oposicionistas de que o governo quer prejudicar os consumidores de baixa renda. “Preocupado com suas compras online? Caalma!!! Tudo continua igual para quem compra e vende legalmente pela internet, inclusive o preço! As novas medidas visam inclusive a proteção dos direitos dos consumidores, que irão receber suas compras mais rápido e com mais segurança”, dizia um dos cards divulgados.

O Planalto entende que, a partir do meio-dia, com as iniciativas, foi possível estancar a repercussão negativa das medidas.

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