Logo Folha de Pernambuco

Inflação

Grande Recife registra inflação de 0,77% em fevereiro

Impulsionada pelo aumento nas passagens de ônibus e gasolina, inflação voltou a crescer no mês passado

Setor de transportes foi o principal vilão da inflação na RMRSetor de transportes foi o principal vilão da inflação na RMR - Foto: Marcello Casal J/ Agência Brasil

A inflação da Região Metropolitana do Recife voltou a subir em fevereiro, após desacelerar no primeiro mês do ano. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), taxa de inflação oficial do país, no Grande Recife foi de 0,77% em fevereiro, enquanto em janeiro a alta havia sido de 0,5%. Mesmo com o resultado, o Estado registrou o quarto índice mais baixo entre as 16 localidades pesquisadas e ficou à frente da média nacional (0,86%). Os dados foram divulgados pelo IBGE.

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, no entanto, a RMR teve inflação de 1,28%, superior à média nacional (1,11%). A tendência se repetiu no acumulado dos últimos 12 meses, em que o IPCA registrou alta de 6,29% no Grande Recife e de 5,20% no Brasil.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IPCA, houve elevação em quatro e retração em cinco deles. O principal responsável pelo aumento do índice na RMR foi o segmento de Transportes, cuja alta foi de 3,19%. De acordo com o IBGE, os reajustes no preço dos combustíveis – principalmente a gasolina - e da passagem de ônibus foram os itens que, individualmente, tiveram maior impacto no setor.

Em seguida aparece o segmento de Educação (2,65%), Saúde e cuidados pessoais (1%) e Artigos de residência (0,05%). Já a mercadoria com maior variação de preço foi a cebola, com alta de 27,47%. Em segundo estava a banana prata (13,8%), e, em terceiro lugar, a gasolina (8,42%).  

Dos cinco grupos que apresentaram índices negativos, Despesas pessoais (-0,01%) e Comunicação (-0,02%) tiveram resultados próximos à estabilidade. As quedas mais expressivas foram verificadas em Alimentação e bebidas (-0,21%), Vestuário (-0,24%) e Habitação (-0,34%). Os produtos com maiores quedas nos preços foram a batata-inglesa (-10,42%), maçã (-8,78%) e mamão (-7,42%). 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter