Logo Folha de Pernambuco

Aviação

Greve de aeronautas atrasa voos na antevéspera do Natal, com filas em aeroportos

Categoria recusa proposta do sindicato patronal e decide manter paralisação. Pelo menos mil voos sofreram atrasos desde o começo da greve, na segunda-feira

Movimento de passageiros no Aeroporto Santos Dumont durante greve dos aeronautas.Movimento de passageiros no Aeroporto Santos Dumont durante greve dos aeronautas. - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A greve de pilotos, copilotos e comissários chegou ao quinto dia nesta sexta-feira (23), provocando filas e atrasos em aeroportos na antevéspera do Natal. A paralisação ocorre diariamente, desde segunda-feira, entre 6h e 8h nos aeroportos de São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Porto Alegre, Belo Horizonte (Confins), Brasília e Fortaleza. Pelo menos mil voos foram adiados e mais de 450 foram cancelados desde o começo das paralisações.

Segundo dados da Infraero, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, registrou, nesta sexta, atraso em 49 voos e 14 cancelamentos, em decorrência da greve até às 19h. Já Santos Dumont teve 50 atrasos e seis cancelamentos.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos registrou três atrasos, ao passo que o Aeroporto de Porto Alegre teve dois atrasos durante a manhã. No Aeroporto de Viracopos (SP), o atraso se deu apenas em voo que opera no trecho Viracopos (SP)-Brasília (DF), o único a registrar alteração de horário em decorrência da greve dos aeronautas — o trecho também ficou comprometido na segunda-feira e na quarta-feira.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Henrique Hacklaender, afirmou que a categoria estuda ampliar, nos próximos dias, os horários de paralisação caso não haja acordo com as companhias aéreas.

O SNA se reuniu na quinta-feira com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, onde recebeu uma proposta para encerrar a paralisação. No mesmo dia, mais tarde, quase seis mil trabalhadores da classe participaram de uma votação on-line que terminou com 59,25% de rejeição à oferta salarial por parte das empresas. Foram 59,25% votos contrários e 40,02% favoráveis, além de 0,73% abstenções.

Foi a primeira proposta patronal desde o início da greve. Ela previa reajuste da inflação pelo INPC (5,97%) e 1% de aumento real, em resposta à reivindicação de 5% da categoria.

— As empresas precisariam endereçar tanto a parte salarial quanto a questão das folgas. Se elas não podem fazer ambas, podem escolher uma reivindicação e atender na integralidade. O que veio foi um aumento real de apenas 1% sem nenhum endereçamento das cláusulas sociais — diz Hacklaender.

No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a companhia mais afetada pela greve é a Gol. Dos quatro voos cancelados, três deles eram da Gol (a Santos Dumont, Belo Horizonte, Curitiba) e um da Azul (a Belo Horizonte). Todos estavam previstos para o horário da greve.

40 minutos para despachar malas
Além disso, houve atrasos em voos com destino a Santos Dumont, Vitória e Porto Alegre. Nas áreas do check-in, o movimento estava mais intenso na manhã desta sexta que o de costume, mas apenas os guichês da Gol tinham filas grandes.

Segundo os funcionários da linha aérea no local, os atrasos afetaram mais a empresa do que Latam e Azul. Passageiros demoravam cerca de 40 minutos para despachar a bagagem por volta das 8h30.

Parte dos passageiros decidiu chegar mais cedo para despachar as bagagens, como o engenheiro civil Fernando S., de 60 anos. Apesar de seu voo para o Recife estar previsto para 9h40, ele e a esposa chegaram ao guichê da Gol em Congonhas às 7h40 para evitar problemas. Mesmo assim, precisou enfrentar uma longa fila.

— A gente tinha a esperança de que a greve acabasse, mas decidiu chegar cedo para não perder o voo, mesmo se ele atrasar. Por enquanto, está dentro do previsto — afirmou.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país, apenas três voos operaram com atraso nesta sexta, de acordo com a concessionária GRU Airport.

No Santos Dumont, apenas o voo 1017, da Gol, para São Paulo, havia sido cancelado. Segundo a Infraero, cinco voos atrasaram em razão da greve dos tripulantes, sendo três da Gol (a São Paulo, Campinas e Brasília) e dois da Azul (a Cuiabá e Porto Seguro).

A Gol informou, através de nota, que os voos previstos para esta sexta-feira apenas sofreram com atrasos. Sobre cancelamento em voo que partiria do Aeroporto de Congonhas, a aérea afirmou não ter relação com a greve dos aeroviários, mas com ajustes de malha aérea.

A negociação dos trabalhadores e empresas é mediada pelo TST, que determinou ao sindicato que ao menos 90% do efetivo de tripulantes permaneça em suas funções durante a greve.

Saiba também: Orçamento secreto muda, mas divisão de verba é igual

A esteticista Lúcia Germano, de 65 anos, e o contador Mauri Germano, de 67, estavam no aeroporto Santos Dumont nesta manhã, esperando um voo para Campinas, onde vão passar o fim de ano com a família. Com as passagens nas mãos, o casal afirmou estar apreensivo com a possibilidade de ter o voo cancelado ou atrasado pela greve, mas demonstrou apoio à causa dos aeronautas.

— É uma pena que tenham que fazer uma paralisação dessas para ver se conseguem alguma coisa, mas acho justo que façam isso — disse Lúcia.

Veja a situação em cada aeroporto:

Aeroporto de Congonhas (SP): atraso em 49 voos e 14 cancelamentos foram registrados nesta sexta-feira. Desde a segunda-feira, foram 519 atrasos e 204 voos cancelados, entre partidas e chegadas;

Aeroporto Santos Dumont (RJ): 50 atrasos em voos e 6 cancelamentos. Durante a semana, foram registrados 226 cancelamentos e 424 atrasos, entre voos de chegada e partida;

Aeroporto Internacional do Galeão (RJ): nenhum atraso ou cancelamento nesta sexta. Desde segunda-feira, foram registrados 9 atrasos e nenhum cancelamento;

Aeroporto de Guarulhos (SP): três voos com atraso e nenhum cancelamento. Desde segunda-feira, foram registrados 35 atrasos e um único cancelamento, ocorrido na quarta-feira;

Aeroporto de Viracopos (SP): registro de um único atraso, em voo que faz o trajeto Viracopos (SP)-Brasília (DF), que também sofreu atraso na segunda-feira e na quarta-feira. O voo, inicialmente previsto para sair às 6h10, acabou decolando às 8h. Desde o começo da semana, foram 3 atrasos e 22 cancelamentos;

Aeroporto de Fortaleza (CE): não foram registrados atrasos e cancelamentos de voos nesta sexta. Desde o começo da semana, foram sete atrasos, todo observados a partir de quarta-feira, e nenhum cancelamento;

Aeroporto de Porto Alegre (RS): dois atrasos registrados nesta sexta-feira. Desde o começo da semana, a Fraport, que administra o aeroporto, contabilizou 7 voos atrasados e um voo cancelado, que tinha partida prevista para quinta-feira;

- Aeroporto de Confins (MG): não registrou atrasos e cancelamentos nesta sexta.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter