Grupo imobiliário chinês Country Garden em queda expressiva na Bolsa e preocupa mercados
Empresa anunciou de forma inesperada no fim de semana a suspensão das cotações de vários títulos a partir desta segunda-feira (14)
A ação do grupo imobiliário Country Garden, um dos maiores grupos da China, registrou queda de mais 15% na Bolsa nesta segunda-feira (14), o que provocou preocupação nos mercados.
A situação é uma consequência direta de uma crise sem precedentes no setor imobiliário, uma área que, ao lado do setor de construção, representou durante muito tempo 25% do PIB da China.
Country Garden é um grupo privado, que atua principalmente em cidades secundárias e tem dezenas de milhares de funcionários.
O grupo está na lista da revista Forbes de 500 maiores empresas do mundo e sua presidente, Yang Huiyan, era até recentemente a mulher mais rica da Ásia.
Leia também
• Moeda russa registra menor cotação desde março de 2022
• Rede social X, antigo Twitter, começa a pagar usuários por engajamento; veja como funciona
• "Job hopping": trocar de emprego diversas vezes deixou de ser um sinal vermelho para novas gerações
Country Garden, que sempre insistiu ter uma solidez financeira, não conseguiu pagar na semana passada os juros de empréstimos.
A empresa tem um período de carência de 30 dias e pode entrar em recuperação judicial em setembro se não conseguir efetuar os pagamentos.
Country Garden anunciou de forma inesperada no fim de semana a suspensão das cotações de vários títulos a partir desta segunda-feira (15).
A decisão provocou inquietação nos mercados.
O grupo calculava sua dívida em 1,15 trilhão de yuanes (159 bilhões de dólares) no fim de 2022. Para a agência Bloomberg, o valor alcança 1,4 trilhão de yuanes (193 bilhões de dólares).
Diante do cenário desfavorável, a ação do Country Garden operava em queda de 16,3% no meio da sessão de segunda-feira na Bolsa de Hong Kong.
A presidente do Country Garden admitiu na sexta-feira que a empresa enfrentava, devido à conjuntura, "as piores dificuldades" desde sua criação.
Assim como a Evergrande, sua rival e que também registra uma dívida bilionária, se o grupo Country Garden entrar em colapso, as consequências para o sistema financeiro e econômico da China seriam catastróficas.