Logo Folha de Pernambuco

Negócios

Grupo russo comprará fábrica de fertilizantes da Petrobras, informa ministra da Agricultura

Um dos principais temas da visita de Bolsonaro à Rússia, negociações para a venda da planta da estatal acabam de ser concluídas

Foto: reprodução/vídeo Acron

O grupo russo Acron vai comprar a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, que fica em Três Lagoas (MS). O anúncio foi feito na Câmara de Vereadores do município, nesta sexta-feira (4), pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. 

A ministra disse ter sido informada sobre a conclusão da negociação, no momento em que chegou a Três Lagoas, pelo presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Segundo ela, a venda da fábrica de fertilizantes da Petrobras para a empresa Acron estava sendo discutida há algum tempo e é um dos principais pontos da agenda que será tratada pelo presidente Jair Bolsonaro em viagem a Moscou, dentro de dez dias. 

— O presidente Bolsonaro acabou de me ligar feliz da vida e desejando muito sucesso a Três Lagoas. A agricultura brasileira vai ganhar muito com a implantação dessa fábrica, que produz nitrogenados e ureia, para que nos tornemos menos dependentes da importação desses nutrientes — afirmou Tereza Cristina.  

As obras para a construção da UFN3 estarão paradas desde dezembro de 2014 e a Petrobras colocou a planta à venda em 2017, alegando que queria sair da ´área de fertilizantes. A Acron chegou a demonstrar interesse, mas desistiu, devido à dependência do fornecimento de gás natural pela Bolívia. 

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, explicou que, após a confirmação da compra da planta pelo grupo russo, a Petrobras deve emitir um fato relevante ao mercado, divulgando as condições da negociação. Ele ressaltou que a Acron é referência mundial na produção e exportação de fertilizantes. 

Conforme Verruck, o fato relevante ao mercado deve ser apresentado na próxima semana. Depois disso, a Petrobras, o governo do Estado, a prefeitura de Três Lagoas e a Acron vão se reunir para discutir, por exemplo, a doação do terreno e a concessão de incentivos fiscais.  

 

Veja também

Mais uma rede francesa vai boicotar produtos brasileiros; carne, suínos e aves não serão importadas
MERCADO

Mais uma rede francesa vai boicotar produtos brasileiros; carne, suínos e aves não serão importadas

Crediamigo Banco do Nordeste adia primeira parcela para 2025 em promoção Best Friday
Banco do Nordeste

Crediamigo Banco do Nordeste adia primeira parcela para 2025 em promoção Best Friday

Newsletter