DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Grupo varejista e instituições sociais trabalham para combater o desperdício de alimentos

As iniciativas Parceria Contra o Desperdício e Todos à Mesa doam alimentos para contribuir com a redução do desperdício

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado neste dia 16 de outubro, propõe uma reflexão sobre os alimentos e também faz um apelo a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo. O Brasil enfrenta o problema de desperdício de alimentos, mesmo com sua grande produção agrícola e diversidade culinária. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa a 10º posição do ranking de países que mais desperdiçam comida. Segundo dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no País são jogados fora, ou seja, o equivalente a 46 milhões de alimentos por ano. 

O grupo varejista GPA vem trabalhando com o apoio de mais de 360 instituições sociais com o programa "Parceria Contra o Desperdício" que destina as frutas e verduras das lojas do GPA para organizações sociais e bancos de alimentos em todo o Brasil. São doados cerca de 180 toneladas de produtos apropriados para o consumo todos os meses. No ano de 2022, as doações de alimentos da companhia ultrapassaram 2 mil toneladas. Além disso, a iniciativa contribui para a redução do desperdício de alimentos nas operações das próprias lojas.   

O grupo também aderiu ao movimento "Todos à Mesa" - que é uma coalizão brasileira que reúne  empresas e organizações com o objetivo de contribuir para a redução dos impactos da fome e do desperdício de alimentos no Brasil, por meio do fortalecimento de redes de redistribuição de comida e conscientização sobre o tema. Além de estimular um ambiente favorável para a doação de alimentos.

Veja também

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank
alemanha

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA
TECNOLOGIA

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA

Newsletter