Guedes: "Brasil está voltando da reabilitação no fim do baile funk, com todo mundo bêbado"
Ministro disse em evento no RS que economia brasileira está acelerando
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, nesta sexta-feira (26), que a economia global está enfrentando um período de reconfiguração das cadeias produtivas pós-pandemia e guerra na Ucrânia. Mas, segundo o ministro, essa "era de turbulência" traz oportunidades para a economia brasileira, que está acelerando com o país já reerguido depois dos impactos da Covid-19, enquanto a economia global terá estagflação.
As declarações foram feitas durante uma palestra do ministro na Associação da Classe Média (Aclame), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
— Romperam as cadeias produtivas. Eles vão ter que fazer uma reconfiguração de todas as cadeias e o Brasil já está em pé. O Brasil está voltando da clínica de reabilitação quando o baile funk está acabando às três da manhã, com todo mundo bêbado e a polícia chegou.
Leia também
• Guedes minimiza o orçamento secreto: "Menos de 1%" do total
• Unicap realiza evento gratuito voltado ao mercado de trabalho
• Gastos de brasileiros no exterior subiram 220% este ano, aponta Banco Central
Ele continua:
— O mundo está nessa situação. Depois de 20, 30 anos de ganhos da globalização, com o mundo todo crescendo, acabou o grande ciclo de crescimento da economia mundial. Agora começa o refluxo e vai ter um período de retração. Vai ser temporário, mas é longo. O mundo agora vai para a estagflação.
Segundo Guedes, enquanto os países europeus e os Estados Unidos estão enfrentando turbulências por conta da interrupção das cadeias produtivas durante a pandemia e pelo refluxo do ciclo de crescimento econômico propiciado pela globalização, o Brasil vai na direção contrária.
Ele enfatizou que o país o investimento vai embasar a expansão da economia nos próximos anos, e que o PIB brasileiro vai crescer só 2,5% este ano por conta dos juros altos.
— O mundo jamais será o mesmo. Vai ter uma reconfiguração de toda a cadeia produtiva global. E vai ser importante pra nós quem está perto e quem não é hostil. Essa era de turbulência tem o outro lado que é a oportunidade da emergência do Brasil — disse Guedes, que destacou o papel do Brasil como garantidor da segurança energética europeia e segurança alimentar mundial.