Economia

Guedes comemora IPCA menor em maio: "inflação começou a descer"

O ministro da Economia ainda afirmou que a população não pode continuar arcando com o aumento de preços no patamar atual

Ministro da Economia, Paulo GuedesMinistro da Economia, Paulo Guedes - Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou a desaceleração da inflação em maio e afirmou que a população não pode continuar arcando com o aumento de preços no patamar atual.

O comentário foi feito em um evento da Cadeia Nacional do Abastecimento, no mesmo dia em que o IBGE divulgou o resultado do IPCA, apontando que a inflação perdeu velocidade em relação a abril. Ainda assim a pressão nos preços nos últimos 12 anos está elevada: o índice está em 11,73%.

"A inflação começou a descer, acabamos de ter primeira notícia da inflação começando a descer", declarou o ministro.

Ele acrescentou: "A grande pergunta do S, do social, é como é que nós podemos nessa cadeia alimentar sem espremer quem está com a barriga no balcão (uma referência ao setor de supermercados), porque a população não pode continuar vendo esse aumento de preços nesse extremo. No outro extremo, a agricultura tem que aumentar a produção verde, e o Brasil é a chave de segurança energética e alimentar do mundo. E tem toda essa cadeia de intermediários. Nós estamos baixando os impostos".

O ministro destacou que o governo federal reduziu o imposto de importação sobre uma série de itens, zerou impostos federais da cesta básica e promoveu um corte linear na tabela do IPI.

Ele também havia mencionado outas medidas adotadas pelo governo, para tentar dar mais fôlego à população e injetar mais recursos na economia: "Nós estamos tentando com os nossos programas – os saques do FGTS são mais de R$ 30 bilhões, a antecipação de benefício pensionista e aposentados são mais de R$ 50 bilhões – é o crédito, estamos sustentando a camada de demanda".

Veja também

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed

Newsletter