Logo Folha de Pernambuco

Governo Lula

Haddad confirma Bernard Appy para equipe do Ministério da Fazenda

O economista é o segundo nome da equipe de Haddad. Ele irá trabalhar para tentar conseguir aprovar a reforma tributária

Bernard AppyBernard Appy - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, no começo da noite desta terça-feira, o economista Bernard Appy como integrante da equipe da pasta. A informação foi antecipada pelo Globo. Appy vai trabalhar para tentar conseguir aprovar a reforma tributária, um dos principais focos do novo governo.

O economista é o segundo nome da equipe de Haddad. À tarde, ao deixar a sede do Banco Central, onde almoçou com o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, o futuro ministro confirmou que o Gabriel Galípolo, ex-presidente do Banco Fator, será o secretário-executivo, segundo posto na hierarquia da pasta.

Nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o ex-ministro Aloizio Mercadante será o presidente do BNDES no seu governo. Após o anúncio, o Ibovespa aprofundou a queda e o dólar passou a ganhar força.

Trajetória política
Appy é o autor da PEC da reforma tributária que tramita na Câmara e foi apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP). A proposta prevê a substituição de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ISS e ICMS) pelo imposto sobre bens e serviços (IBS), que seria cobrado no destino. A alíquota também é uniforme para todos os )bens e serviços.

Appy fez parte da equipe do Ministério da Fazenda nos dois primeiros governos de Lula, quando ocupou os cargos de secretário executivo e secretário de política econômica.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter