Logo Folha de Pernambuco

Haddad

Haddad discutirá clima e taxação de super-ricos com secretária do Tesouro dos EUA em reunião do G20

Ministro participará na semana que vem, no Rio, de mais uma reunião do G20.

Ministro da Fazenda, Fernando HaddadMinistro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá uma reunião bilateral com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, à margem do encontro de ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G20, no Rio de Janeiro. Entre os temas a serem tratados estão a situação da economia global, a taxação dos super-ricos e ações para mitigar os efeitos do aquecimento do clima.

O encontro acontecerá na próxima quarta-feira, primeiro dia da reunião da chamada trilha financeira do G20. Formado pelas maiores economias do mundo, o bloco será presidido pelo Brasil até o próximo mês de novembro, quando haverá uma cúpula de líderes, no Rio. de Janeiro.

Um dos objetivos de Haddad é convencer Yellen a apoiar a proposta brasileira de criar um imposto global sobre a riqueza dos bilionários. Em maio deste ano, a secretária do Tesouro americano se posicionou contra a ideia.

França, Espanha e África do Sul já declararam apoio à proposta. Segundo um interlocutor próximo a Haddad, existe a expectativa de o Reino Unido, que agora tem como primeiro-ministro Keir Starmer, do Partido Trabalhista, unir-se a essa iniciativa.

A reunião do G20 tem como foco o lançamento de uma aliança global contra a fome, outra proposta sugerida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao contrário da taxação dos super ricos, a ideia conta com o apoio dos EUA.

No dia 25, quinta-feira, Haddad terá reuniões bilaterais com as ministras da Indonésia, Sri Mulyanni, e do Reino Unido, Rachel Reeves. Também conversará com o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann. Além disso, o ministro da Fazenda presidirá um debate sobre a economia internacional, ao lado do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Na sexta-feira, último dia do evento, o financiamento para projetos voltados à mitigação dos efeitos do aquecimento global no planeta será um dos principais temas. Outro assunto que ganhará força será a reforma dos organismos multilaterais de crédito, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

Veja também

Wall Street sobe aliviada por resultados da Nvidia
BOLSA DE VALORES

Wall Street sobe aliviada por resultados da Nvidia

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários
Petrobras

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Newsletter