Logo Folha de Pernambuco

brasil

Haddad diz ao 'Le Monde' acreditar em crescimento médio anual de 3% durante mandato de Lula

Haddad foi questionado sobre os efeitos das inundações no Rio Grande do Sul na economia brasileira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad O ministro da Fazenda, Fernando Haddad  - Foto: Washington Costa/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma ao Le Monde acreditar que o Brasil pode conseguir um crescimento anual médio de 3% durante o mandato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que termina em 2027. Em entrevista ao jornal francês publicada nesta quarta-feira, 29, ele comenta que "nosso dinamismo é subestimado pela maioria dos analistas" e recorda previsões fracas sobre 2023 que não se concretizaram.

Haddad foi questionado sobre os efeitos das inundações no Rio Grande do Sul na economia brasileira.

Segundo ele, trata-se de "um golpe duro", pois o Estado responde por 8% da riqueza nacional e é um grande produtor agrícola e industrial.

Ele afirma que o governo federal está determinado a que não falte nada para a reconstrução, qualificando o quadro como "um oceano de desafios".

O ministro ainda diz que o atual governo recebeu a "herança da tragédia econômica dos anos do presidente Jair Bolsonaro", com inflação alta e crescimento fraco.

"Nós temos contornado a situação apesar de um contexto internacional difícil", comenta Haddad, mencionando os juros elevados do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e seu peso no crescimento brasileiro. "Eu acredito em 'milagres, mas é preciso levar em conta os freios externos", argumenta.

Haddad ainda celebra a aprovação de uma reforma fiscal e também diz que há um plano de transformação ecológica, lutando contra o desmatamento e para ampliar energias verdes.

 

Questionado no fim da entrevista sobre a possibilidade de ser presidente, Haddad afirma que não fica pensando em qual cadeira pode ocupar adiante. "Meu trabalho já é suficientemente complexo para que eu nem pense mais no que vem depois", conclui.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter