FAZENDA

Haddad diz que AGU está ''estudando'' desoneração de municípios

Ministro afirmou que todos os Poderes têm que ser cobrados por lei fiscal

Fernando Haddad, ministro da FazendaFernando Haddad, ministro da Fazenda - Foto: Cris Vicente/Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta terça-feira (2) que a Advocacia-Geral da União (AGU) está avaliando as implicações jurídicas da prorrogação da desoneração das prefeituras na contribuição previdenciária. Em conversa com jornalistas, ele foi questionado sobre a possibilidade de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para eventual revogação do benefício tributário aos municípios.

— A AGU está estudando a matéria. Isso não foi submetido ao presidente da República. Nós temos que entender que todo o gasto tributário primário tem que vir acompanhado de uma compensação — cita o ministro.

Na terça-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu manter uma alíquota menor do imposto cobrado sobre a folha de pagamento das prefeituras.

O ato tornou sem efeito os pontos da medida provisória (MP) editada pelo governo que cancelavam o benefício conferido pelo Congresso às cidades. O GLOBO mostrou que a decisão gerou incômodo na Fazenda.

Em pronunciamentos públicos, Haddad vem reforçando o princípio legal de que nenhuma despesa pode ser criada sem compensação, em referência à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). É o caso da redução tributária para as prefeituras, com um impacto de R$ 10 bilhões nas contas do governo federal previsto para este ano.

Na manhã de hoje, o titular da Fazenda também mencionou um ‘atraso na agenda econômica’ e pediu ‘cobrança’ aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

— Se nós queremos aparecer para o mundo como um país sério, temos que respeitar as nossas leis — declarou — A lei fiscal não é do Executivo. Não é uma lei que vale para nós, é uma lei que vale para o país. Vocês deveriam cobrar de todos os poderes uma colaboração com relação a isso — acrescenta

Veja também

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed

Newsletter