Arcabouço fiscal

Haddad diz que arcabouço deve sair esta semana e reunião decisiva será nesta quarta-feira (29)

Ministro irá se encontrar com o presidente Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para conversar sobre o assunto nesta quarta

Fernando Haddad, ministro da FazendaFernando Haddad, ministro da Fazenda - Foto: Washington Costa/MF

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (28) que o arcabouço fiscal deve ser apresentado ao país ainda esta semana e que haverá uma reunião decisiva para tratar do tema nesta quarta (29) com o presidente Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Haddad falou rapidamente com jornalistas no Ministério da Fazenda, depois de retornar do Palácio do Alvorada, onde se encontrou com o presidente Lula para tratar dos juros do consignado dos aposentados.

— Como o ministro Rui Costa, em virtude de leves problemas de saúde, permaneceu na Bahia, nós deixamos para amanhã a reunião sobre o arcabouço fiscal. Será amanhã ou presencialmente ou virtualmente, com a participação do ministro. É uma reunião, o presidente [Lula] já me adiantou, que será uma reunião conclusiva. Portanto, essa semana vamos divulgar — disse Haddad.

O horário da reunião ainda será definido. Haddad lembra que o objetivo é enviar a proposta ao Congresso junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 - a norma que dá embasamento às contas públicas do próximo ano e deve ser encaminhada até 15 de abril, prazo legal.

A Fazenda quer que a previsão orçamentário para o próximo ano já seja feita com base na nova regra que vai limitar as despesas do governo.

— Isso [o prazo de 15 de abril] não nos impede de já dizer qual vai ser a nova regra do arcabouço fiscal — diz Haddad.

Mais cedo, o Banco Central divulgou a Ata do Copom, com recados ao Ministério da Fazenda e ao governo Lula. Para Haddad, assim como na reunião anterior, a Ata do Copom veio com ''termos melhores e mais condizentes com as perspectivas futuras''.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter