Logo Folha de Pernambuco

AVALIAÇÃO

Haddad diz que discurso de Trump após vitória foi mais "moderado"

Ministro disse que campanha de Trump causou 'apreensão' no mundo

O ministro da Fazenda, Fernando HaddadO ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia também

• Impulsionado pela vitória de Trump, bitcoin bate recorde e ultrapassa US$ 75 mil

• Governo Lula vê com preocupação vitória de Trump diante de protecionismo, impacto sobre real e clima

• Lula parabeniza Trump por eleição nos EUA: "Desejo sorte e sucesso ao novo governo"

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta manhã que a campanha de Donald Trump causou "apreensão" no mundo todo, mas avalia que o discurso após a vitória na eleição dos Estados Unidos já foi mais "moderado" na comparação com o tom anterior. Segundo ele, é preciso aguardar para analisar os desdobramentos do resultado para o Brasil.

— Na campanha, foram ditas muitas coisas que causam apreensão o mundo inteiro, então o dia amanheceu mais tenso. Mas entre o que foi dito e o que vai ser feito, a gente sabe que as coisas muitas vezes não se traduz da maneira que foram anunciadas, e o discurso pós vitória não oficial já é um discurso mais moderado do que a campanha. Então nós temos que aguardar um pouquinho e cuidar da nossa casa, das finanças, para ser o menos afetado possível qualquer que seja o cenário externo.

O ministro acrescentou que é necessário esperar mais para analisar os impactos do resultado:

— Vamos ver os desdobramentos do governo Trump a partir do ano que vem. Muito do que foi dito na campanha possivelmente vai ser moderado a partir da sociedade, apesar de a vitória ter sido inequívoca também no Parlamento, então ele vai ter muitos graus de liberdade. Mas a vida depois trata de corrigir algumas propostas mais exacerbadas, trata de moderar.

Lula parabeniza Trump
Em publicação no X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Donald Trum pela vitória na eleição americana e disse que o mundo precisa de "dialogo e trabalho conjunto".

"Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", escreveu o presidente no X.

Lula sempre demonstrou predileção por Kamala Harris. Na última sexta-feira, o presidente chegou a dizer que estava "torcendo" para a democrata ganhar. Há dúvidas se essa declaração, dada em entrevista ao canal francês TF1, poderá afetar o humor de Trump nas relações com o Brasil.

— Como eu sou amante da democracia, acho que é a coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar nosso planeta, eu obviamente fico torcendo para Kamala Harris ganhar as eleições — afirmou.

Veja também

Alckmin garantiu que regulamentação do Mover sai nos próximos dias, diz presidente da Anfavea
REGULAMENTAÇÃO

Alckmin garantiu que regulamentação do Mover sai nos próximos dias, diz presidente da Anfavea

Sustentabilidade: Cooperativas de reciclagem do Recife contam com o interesse de empresas pelo tema
Sustentabilidade

Sustentabilidade: Cooperativas de reciclagem do Recife contam com o interesse de empresas pelo tema

Newsletter