Logo Folha de Pernambuco

Economia

Haddad diz que expectativa do mercado sobre PIB vai ficar mais "otimista" ao longo do ano

Expectativa do mercado financeiro para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 subiu de 1,02% para 1,20%

Fernando HaddadFernando Haddad - Foto: Douglas Magno/AFP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou, nesta segunda-feira (22), que as projeções de agentes de mercado sobre o crescimento econômico do Brasil em 2023 vão alinhar para um nível de maior otimismo ao longo do ano.

Em conversa com jornalistas na Fazenda, Haddad comentou o Boletim Focus da semana, que apresenta a mediana de expectativas de mercado. Conforme o consolidado divulgado hoje, os agentes esperam um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,20% para 2023, alta em relação a semana passada, quando a expectativa estava em 1,02%.

— O Focus vai ficando otimista ao longo do ano. A projeção do Bradesco está em 1,8% e a do Itaú em 1,4%. Tem muita gente fazendo conta e a Focus é uma pesquisa. Nós (Fazenda) estamos mais próximos dos números mais otimistas. Penso que nós vamos ter uma convergência de números ao longo do ano — cita.

Na semana passada, Haddad informou que a Fazenda estava revisando as projeções de crescimento do PIB de 1,6% para 1,9%, após um “primeiro trimestre foi relativamente bom”. No momento, o entendimento da equipe econômica é que o PIB tem condições de fechar o ano com crescimento entre 1,8% e 2%.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter