Logo Folha de Pernambuco

Consignado de aposentados

Haddad e Rui Costa vão se encontrar para discutir juros do consignado de aposentados

Auxiliares de Haddad querem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intervenha para evitar que esse segmento da população fique desassistido

Fernando HaddadFernando Haddad - Foto: Edu Andrade/Ascom/MF

Diante da suspensão do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS pelos bancos, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chamou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para uma renião na segunda-feira (20) a fim de discutir uma solução. Auxiliares de Haddad querem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intervenha para evitar que esse segmento da população fique desassistido.

A reação dos bancos ocorreu um dia após a publicação de um resolução do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) no Diário Oficial da União. Os conselheiros aprovaram proposta do ministro do Trabalho e Previdência, Carlos Lupi, que reduziu o teto dos juros do consignado para os beneficiários do INSS de 2,14% ao mês para 1,70%.

Na quinta-feira (16), bancos privados anunciaram a suspensão das linhas. Nesta sexta-feira (17), foi a vez de Banco do Brasil e Caixa também anunciarem o congelamento desse crédito, sob argumentação de que no patamar de 1,7% ao mês perderia a rentabilidade do produto.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter