Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Haddad encontra Pacheco nesta terça-feira para articular tramitação da reforma tributária

Ministro confirmou reunião para o podcast O Assunto

Ministro da Economia, Fernando HaddadMinistro da Economia, Fernando Haddad - Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encontra na manhã desta próxima terça-feira o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para tratar da tramitação da reforma tributária. Haddad confirmou a reunião no podcast O Assunto.

Na semana passada, em decisão histórica, a Câmara aprovou a primeira reformulação no sistema tributário brasileiro em 58 anos. A Reforma Tributária começa tramitar no Senado Federal no começo de agosto e a articulação agora é pela definição do relator.

Parlamentares também já se preparam para solicitar alterações no texto da proposta de emenda à Constituição (PEC), conforme apuração do Globo. A composição do Conselho Federativo pode ser uma das modificações. Haddad vai pedir uma reunião com o presidente da casa, Rodrigo Pacheco, entre hoje e amanhã.

Também na semana passada, a Câmara aprovou o projeto de lei que retoma o chamado “voto de qualidade” no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O texto segue para avaliação no Senado. A aprovação é vista como uma vitória para o governo.

 

O Carf é o tribunal que trata dos conflitos tributários entre a Receita Federal e os contribuintes. Até 2020, existia o “voto de qualidade” para empates nos julgamentos, garantindo uma desempate a favor do Fisco. Naquele ano, o Congresso havia derrubado o dispositivo e desde o início deste ano o governo Lula busca a aprovação definitiva da volta desse mecanismo.

Já o projeto do novo arcabouço fiscal está pendente no aguardo do despacho final na Câmara. Em entrevista à Globonews, o presidente Arthur Lira (PP-AL) disse que a regra será votada com “alterações mínimas” em agosto.

Veja também

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol
NEGÓCIOS

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
CONCURSO PÚBLICO

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

Newsletter