Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Haddad nega "encomenda" do presidente Lula para desconto no preço de eletrodomésticos

A ideia foi levantada por Lula durante essa semana

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Ministro da Fazenda, Fernando Haddad  - Foto: Diogo Zacarias

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (14) que até o momento não houve demanda do Planalto para a equipe econômica avaliar um possível programa de desconto para eletrodomésticos.

Em evento no Planalto, na última quarta-feira, Lula sugeriu um redesenho do programa de desconto para eletrodomésticos - bandeira do seu segundo mandato, em 2009.

Ontem, Haddad havia mencionado que uma das pautas do encontro com o presidente, ocorrido esta manhã, seria a demanda para esse programa.

— Não falamos. Não houve nenhuma encomenda para nós e nem sei se haverá. Até pensei que ele iria tocar no assunto, mas a pauta foi Desenrola e orçamento de 2024 — disse o ministro, em conversa com jornalistas na Fazenda, após a reunião.

Na Fazenda, internamente, a avaliação é que o ministro Fernando Haddad irá resistir à ideia - se houve a ecomenda do Planalto.
 

A justificativa é que qualquer medida com impacto fiscal precisa de uma contrapartida — no momento em que a equipe econômica busca reduzir o déficit projetado para as contas públicas este ano e zerar em 2024.

Se Lula insistir no programa, Haddad deve aceitar e buscar as fontes para a compensação.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter