Logo Folha de Pernambuco

Reforma Tributário

Haddad: "Sem a reforma tributária fica muito mais difícil gerenciar a regra fiscal"

Ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ressaltou que há a intenção de pautar a reforma tributária na primeira semana de julho em plenário

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Ministro da Fazenda, Fernando Haddad  - Foto: Diogo Zacarias

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que a efetividade da nova regra para as contas públicas está dependendo também da reformulação do sistema tributário no Brasil. Haddad critica judicializações e litígios tributários que impactam a base fiscal do Estado.

— Sem a reforma tributária fica muito mais difícil gerenciar a regra fiscal. 40% do custo do sistema judiciário é litígio tributário, por exemplo. Nem o fisco nem o contribuinte aguentam mais. A reforma tributária é um pressuposto para o equilíbrio fiscal.

Ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ressaltou que há a intenção de pautar a reforma tributária na primeira semana de julho em plenário.

O relatório do grupo de trabalho da reforma tributária foi apresentado no último dia 6 de junho, com as diretrizes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que mudará o sistema de impostos no país.

O ponto central do texto é a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) dual, dois impostos diferentes para centralizar os 5 tributos sobre consumo que existem hoje.

O IVA federal vai reunir IPI, PIS e Cofins e o IVA subnacional irá juntar ICMS e ISS em um mesmo imposto. Os dois tributos serão cobrados no destino de cada produto comercializado no país. Ou seja, na venda para o consumidor.

O substitutivo que de fato irá para votação no plenário da Casa deve apresentado ainda esta semana.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter