INTERNACIONAL

Haddad, sobre eleição na Argentina: "Acompanhamos com interesse, por causa do Mercosul"

Ministro da Fazenda diz que novo presidente eleito no país vizinho será importante para determinar a integração dos países na região

Ministro da Fazenda, Fernando HaddadMinistro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (23) que acompanha com interesse as eleições na Argentina, devido às implicações que isso terá sobre o Mercosul — bloco de países sul-americanos. Na semana passada, o ministro brasileiro disse que estava "preocupado" com uma possível vitória do Javier Milei, candidato ultra-liberal de direita. Dessa vez, Haddad evitou fazer comentários sobre o resultado.

"Não dá para comentar resultado de eleição, porque tem segundo turno, acompanhamos com interesse, pelo Mercosul. A Câmara acabar de aprovar entrada da Bolívia, está no Senado. Para nós é importante consolidar a integração na região. Integração regional é muito importante" disse Haddad.

Sergio Massa, o candidato da coligação governista e atual ministro da Economia da Argentina, terminou na frente no primeiro turno das eleições do país neste domingo. Ele não era o favorito, e o resultado é considerado surpreendente. Massa vai concorrer no segundo turno da disputa presidencial, marcado para 19 de novembro, com Javier Milei, candidato populista que se define como libertário e que, em agosto, havia vencido a votação das primárias.

Nesta segunda, Haddad lembrou que o Brasil negocia um acordo com a União Europeia, e precisa estar unido para estar mais forte na mesa de negociações.

"Sou integracionista. Gosto de pensar em uma América do Sul mais integrada, negociando com a União Europeia mais forte, estamos negociando e quanto mais integrados estivermos melhor. Tem implicações muito grandes essa integração, não é coisa isolada, não é cada um cuida de si. Temos que pensar o todo da região, para ver a forma mais adequada para se desenvolver" afirmou.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter