Ministério da Fazenda

Haddad vai à NY apresentar agenda verde e tem encontro com investidores e o bilionário Bloomberg

Ministro também acompanha o encontro de Lula com Biden

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad O ministro da Fazenda, Fernando Haddad  - Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cumpre uma série de agendas nos Estados Unidos para apresentar o chamado Plano de Transição Ecológica - vitrine do governo para atrair investimentos externos ao Brasil, na chamada agenda verde.

Entre segunda-feira e quarta-feira, o ministro tem encontros com empresários, investidores, e participa de agendas do presidente Lula, que também estará nos EUA no período. Além disso, Haddad foi convidado para painéis de discussão sobre o tema ambiental. Em Nova York, ocorre entre 17 a 24 de setembro a chamada Climate Week.

O titular da Fazenda tem previsão de bilateral com o enviado Especial do Clima do Presidente dos EUA para o Clima, John Kerry; um encontro com cerca de 30 investidores americanos, incluindo representantes de multinacionais; e uma bilateral com Mike Bloomberg, bilionário americano e ex-candidato à presidência dos EUA.

Com Lula, o ministro Haddad participa do encontro com o presidente Joe Biden.

Agenda verde?
O Plano de Transição Ecológica tem um escopo amplo e está dividido em diversos eixos: como finanças sustentáveis, bioeconomia, transição energética e economia circular.

Faz parte do dessa plano, por exemplo, o recente lançamento do conjunto de regras para a emissão de títulos públicos sustentáveis, uma das promessas do início do ano para a agenda de economia verde.

Na prática, o governo vai emitir papéis no mercado externo e os recursos captados de investidores internacionais, via os títulos, serão destinados ao financiamento de projetos voltados à sustentabilidade socioambiental. O tema da emissão de títulos deve entrar nas discussões previstas com investidores.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter