Logo Folha de Pernambuco

Investimento

Hapvida e Roche inauguram super laboratório em Pernambuco

Núcleo Técnico Operacional tem capacidade para processar com eficiência cerca de 2,6 milhões de análises por mês e é o primeiro projeto desta proporção da Roche fora da Europa

Núcleo Técnico Operacional tem capacidade para processar cerca de 2,6 milhões de análises por mêsNúcleo Técnico Operacional tem capacidade para processar cerca de 2,6 milhões de análises por mês - Foto: Jose Britto

O Sistema Hapvida e a Roche Diagnóstica Brasil inauguraram, na última quarta-feira (18), o Núcleo Técnico Operacional (NTO), uma central inteligente de controle e gestão de produção e qualidade integrado com capacidade para processar com eficiência 95% dos exames realizados mensalmente pela rede - cerca de 2,6 milhões de análises por mês. Com investimento de R$ 46 milhões, o NTO é o primeiro projeto desta proporção da Roche fora da Europa e já está em funcionamento. A inauguração contou com a presença dos diretores das duas empresas, que visitaram as instalações no bairro da Imbiribeira.

O polo também representa um pioneirismo no Nordeste. Ele é o primeiro a levar inovação e automação laboratorial integrada deste porte para a região. Isso resulta em mais agilidade, controle e qualidade às análises, processamentos e logísticas de exames laboratoriais de atendimento do Sistema Hapvida, que possui cerca de 870 mil beneficiários em Pernambuco.

As novas instalações são automatizadas e irão reduzir custos integrando os resultados dos testes com o sistema de registros médicos eletrônicos proprietários do Hapvida. “O NTO tem capacidade para processar rapidamente tanto testes mais simples quanto os mais complexos, aumentando o nível de verticalização de exames laboratoriais e otimizando a utilização de nossa capacidade produtiva, sem qualquer intervenção humana, aumentando a confiabilidade dos resultados”, afirma Jorge Pinheiro, CEO do Hapvida.

Para a superintendente de serviços de diagnósticos por imagem e laboratorial do Sistema Hapvida, Cidéria Costa, o NTO é um grande avanço para toda a rede, que conta com mais de 6,5 milhões de clientes em todo o país. "Nós vamos receber amostras do Brasil inteiro. Assim, haverá centralização, otimização de recursos e prazos, além da possibilidade de rastreabilidade do processo como o todo. Estamos muito felizes com essa parceria e com os benefícios que ela aponta”, pontua.

“Esta parceria permitirá fortalecer a colaboração entre as empresas não só na parte de diagnóstico como também no acompanhamento da saúde dos usuários da rede, colocando a Roche cada vez mais perto dos pacientes. É um grande avanço para a saúde no Brasil e estamos muito orgulhosos em poder ampliar o acesso da população a este tipo de inovação”, comenta Antonio Vergara, presidente da Roche Diagnóstica Brasil. 

Veja também

Boris Berenstein lança, no Recife, o "caderno de memórias" de sua trajetória
Autobiografia

Boris Berenstein lança, no Recife, o "caderno de memórias" de sua trajetória

Camex aprova manutenção de tarifa de 3,8% para importação de glifosato de fora do Mercosul
CAMEX

Camex aprova manutenção de tarifa de 3,8% para importação de glifosato de fora do Mercosul

Newsletter